Privatização das creches e infantários

Imprimir
Criado em segunda, 25 junho 2012, 11:30
infantrioTomámos conhecimento da intenção do Governo privatizar, entregando a gestão a entidades privadas através de concurso público, as creches e infantários da Segurança Social. Ao todo são 25 creches e infantários a nível nacional, das quais, 7 localizam-se no Distrito de Castelo Branco, nomeadamente: Infantário de Alcains, dois Infantários em Castelo Branco, Infantário de Cebolais de Cima, Infantário da Covilhã, Infantário do Teixoso e Infantário do Tortosendo.
O Governo irá concretizar a privatização destes equipamentos, essenciais para a infância e apoio às famílias, sobretudo as famílias mais frágeis, através da realização de concursos públicos de comodato e gestão. Pretendem que os concursos estejam concluídos até ao final do mês de Julho. É objetivo do Governo iniciar o novo ano letivo 2012/2013, já com as creches e infantários a funcionar neste modelo.
Consta que a nível nacional estarão colocados em causa os postos de trabalho de mais de mil trabalhadores e que já receberam orientações para se apresentarem nos respetivos centros distritais no dia 1 de Setembro. Vigora a incerteza quanto ao futuro destes trabalhadores, com uma elevada experiência profissional. Muito provavelmente a solução do Governo será integrá-los na mobilidade especial, que constitui um verdadeiro despedimento coletivo encapotado.
Para além da situação dos trabalhadores, esta situação traz dificuldades acrescidas para as famílias organizarem o próximo ano letivo. Não se sabe como será a gestão do equipamento, nem se manterão um funcionamento na perspetiva social, garantindo o apoio às famílias com mais dificuldades económicas.
2019 Organização Regional de Castelo Branco do PCP | www.pcp.pt | Joomla Templates Free.