Sertã: CDU denúncia dificuldade na marcação de consultas na Extensão de Saúde de Cernache do Bonjardim

Imprimir
Criado em quinta, 18 maio 2017, 19:00

A CDU da Sertã diz ter conhecimento que os utentes têm dificuldades na marcação de consultas na Extensão de Saúde de Cernache do Bonjardim. Continua-se a ter de ir de madrugada para a porta da Extensão de Saúde para conseguir consultas.

A União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, pertencente ao Concelho da Sertã, tem inerente a sua extensão de saúde em Cernache do Bonjardim, “no entanto esta localidade situada no interior do país, onde a população apresenta alto índice de envelhecimento, tem o Centro de Saúde mais próximo a cerca de 10 km, na Sertã, sede de concelho”. Refere o comunicado da CDU enviado ao Diário Digital Castelo Branco.

Não existem transportes públicos a realizarem mais do que duas vezes por dia o percurso entre estas duas localidades. A falta de resposta desta Extensão de Saúde condiciona o acesso à Saúde dos Utentes ali inscritos. Para a CDU, o acesso à Saúde é um direito, que não deve em circunstância nenhuma ser colocado em causa.

 

Lê-se no mesmo texto que “Nos últimos tempos a população tem sentido condicionamento no acesso à saúde, nomeadamente na marcação de consultas. A população tem-se deslocado àquela extensão de saúde durante a madrugada para poder obter consultas médicas. A Extensão de Saúde abre portas por volta das 7h30 da manhã, e acontece que temos verificado utentes a chegar ao local por volta da 1h00 da manhã e por ali a pernoitar, apenas para poderem obter uma vaga nas consultas médicas. Estes utentes são na sua maioria residentes na Vila de Cernache do Bonjardim, dado que todos os outros utentes, dos arredores desta Vila, têm apenas transportes públicos por volta das 8h00 da manhã, assim, ao chegarem à Extensão de Saúde já não conseguem vagas. É preocupante saber que não existem condições naquela Extensão de Saúde que permitam garantir o acesso à saúde de todos os utentes”.

A CDU considera esta situação uma clara violação dos direitos dos cidadãos e quer saber se o Governo tem conhecimento desta situação? Quais os motivos que levam os utentes a pernoitarem à porta da Extensão de Saúde? Qual o rácio de médicos para o total de utentes/população nesta Extensão de Saúde? Se está previsto o reforço de médicos para a Extensão de Saúde de Cernache do Bonjardim? Que medidas irá o Governo tomar para resolver esta situação e garantir o acesso à saúde pela População? Se toda a população do Município da Sertã está abrangida por médico de família? Caso não esteja, quando o Governo prevê colmatar esta lacuna?

2017 Organização Regional de Castelo Branco do PCP | www.pcp.pt | Joomla Templates Free.