CDU apresenta candidatos na Freguesia de Caria

Maria José Marques de Carvalho
46 anos de idade
Nasceu em Lisboa.
Aos 18 meses foi para Luanda de onde regressa com 12 anos ficando a residir em Lisboa até aos 33 anos.
Por motivos profissionais, regressa ao interior e fixa-se em Caria, terra dos seus bisavós, onde residem os seus pais e onde decide criar os seus dois filhos.
É Licenciada em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade Clássica de Lisboa e é professora na EB 23/S Pedro Álvares Cabral.
Na escola coordena o Projecto “O Mundo Invisível” que envolve crianças do Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico e que pretende desenvolver nas crianças o gosto pela Ciência. É também Coordenadora do Projecto de Educação e Promoção para a Saúde. Através desse projecto aprofunda o conhecimento que tem da dura realidade da degradação social que grassa em muitas famílias do nosso concelho. Este, entre outros, foi o principal motor que a impulsiona a querer intervir na autarquia e a aceitar fazer parte das listas da CDU.

2º Candidato à Assembleia de Freguesia de Caria, pela CDU

Fernando José Proença Costa

35 anos de idade
Nasceu em Caria
É no Concelho de Belmonte que estudou e reside e só cá não trabalha porque não conseguiu encontrar cá um modo de vida.
Exerce a profissão de cortador de carnes num hipermercado no Fundão.
É um jovem que nasce no glorioso ano da Revolução de Abril, ama a sua terra, onde é conhecido por toda a gente como pessoa empenhada em querer o melhor para a sua freguesia.

3º Candidato à Assembleia de Freguesia de Caria, pela CDU

Tito José Ferreira Soares

32 anos de idade

Nasceu em Queluz-Sintra

Reside em Malpique e na Guarda

É Inspector automóvel

Tem como hobbies a agricultura e a fotografia

As suas principais preocupações vão para o estado de abandono da agricultura portuguesa, a falta de emprego, o mau aproveitamento dos dinheiros públicos…

Participa de forma regular e empenhada no grupo de trabalho autárquico da CDU Belmonte.

“APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURA DA CDU À ASSEMBLEIA FREGUESIA DE CARIA 2009”

Intervenção de Maria José Carvalho

Estimado POVO de Caria,

Em primeiro lugar quero dizer-vos que foi com grande alegria que recebi o convite, por parte da CDU, para integrar as suas listas. Na condição de Independente é de facto uma honra e mesmo muito grande aceitar este desafio que é de algum modo ambicioso. Do que sei não é fácil ganhar a Junta de Freguesia de Caria. Mas também não é impossível.
Não querendo de modo algum desiludir os que me apoiaram e incentivaram a aceitar este ambicioso projecto, não posso deixar de dizer que acredito veementemente e aposto com toda a certeza que ao assumir esta proposta e com base na sigla máxima da CDU, Trabalho, Honestidade e Competência, finalmente poderemos entrar em Caria e sentirmo-nos saudados por esta vila e sorrirmos com alegria.
Não posso por isso deixar de agradecer a todos os que decidiram estar presentes e também sei que alguns que não podendo aqui estar ouvem-nos através da rádio. Quero agradecer em particular a alguns familiares que apesar da idade que possuem não querem ver a Terra entrar no marasmo, na apatia que também eles sentiram nos anos sessenta, vendo-se obrigados a fugir a salto para terras estranhas.
Por último quero agradecer ao Presidente de Junta Vítor Alves que se disponibilizou sem quaisquer burocracias em ceder-nos o Salão da Junta, demonstrando ter espírito democrático nesta disputa eleitoral.
A CDU tem um projecto de Futuro para Caria e as nossas linhas orientadoras apontam exactamente para a edificação de uma Vila mais coesa, mais activa, mais harmoniosa e acima de tudo não podemos esquecermo-nos do que já fomos, e do que poderemos vir a ser não desonrando a História deste povo, que remonta ao tempo de D.Dinis e cuja carta de foral nos foi concedida por D. Manuel (1512).
Assim sendo, peço em nome da CDU que o Nosso Povo, a Nossa Terra veja em nós um espaço aberto a todos os que queiram participar neste projecto de Transformação da Freguesia. E para tal, isso só é possível com a vossa colaboração e participação.
Queremos que a população Cariense se junte a nós, para que possamos trabalhar lado a lado, porque só assim poderemos de uma forma mais clara identificar as necessidades e anseios do nosso Povo.
Vamos então passar a apresentar as nossas linhas mestras que resultam das preocupações que nos têm vindo a assolar.
Não vamos pelo caminho das promessas que como sabemos, todos estamos fartos, e que por norma, os partidos que têm estado no poder não cumprem. Não queremos também que nos interpretem como sendo “aquele partido do Contra”. O que aqui nos interessa é que há apostas que têm de ser feitas e ganhas custe o que custar. Não podemos passar por cima das coisas e deixá-las. Temos que pegar nas nossas preocupações e anseios e é com base nelas que vamos ao nosso projecto.
Colocar a Junta de Freguesia de Caria ao Serviço da População durante todo o mandato.
Queremos uma população participativa, onde a grande prioridade passa por melhorar a qualidade de vida das famílias, dos Jovens, dos idosos e de todos aqueles que fazem parte da nossa freguesia e que a escolheram para viver ou trabalhar.
É necessário e urgente melhorar a área da Saúde.
É preciso intervir para efectivar a Escola Pública gratuita e de qualidade.
É necessário valorizar a Cultura, não só a nível do Património Histórico, mas também criar outros meios que os jovens possam ter como alternativa ao Centro da Internet, nomeadamente a dinamização de uma verdadeira Biblioteca.
Apoiar todas as actividades desportivas que não têm que ser apenas o futebol ou o futsal.
Criar alternativas para os jovens nomeadamente nos períodos de interrupções lectivas e nas férias grandes.
Ambiente: reivindicar o aumento de Ecopontos, melhorar a limpeza das ruas, implicar os jovens, através do aproveitamento de programas ocupacionais, em áreas de protecção florestal.
Apostar na defesa e criação do emprego: A Carveste é desde há muito o lugar de emprego por excelência. Mas todos sabem a precariedade e insegurança porque está a passar…
Agora é necessário ajudar e defender e a criar novos postos de trabalho.
Há que potenciar as iniciativas a nível privado, uma vez que há pequenas indústrias que a nível local poderiam ser uma mais valia para a fixação da população.
Maior segurança e vigilância. Lutar para que o Posto da GNR não encerre e pugnar para o aumento do número de efectivos.
Reavivar as tradições culturais e religiosas da nossa Freguesia.
Apoiar as colectividades, associações e grupos de jovens que proponham apostas em áreas do desporto e outras que considerem pertinentes.

Esta minha intervenção simples que está de acordo com a minha pouca experiência política é contudo seriamente assumida com a vontade de mudar, de ajudar e de defender a Terra a que pertenço. O meu compromisso está dado, o qual juntamente com a equipa de trabalho que me acompanha e com a vossa ajuda estou certa que poderemos levar a bom termo o nosso projecto. Com Trabalho, Honestidade e Competência, afirmamos a nossa Vontade, Dedicação e Empenho ao Serviço da população da Freguesia de Caria.

Caria, 27 de Julho de 2009
 Pel’A CDU