1º candidatos CDU à Câmara e AM de Belmonte

dulce1Dulce Pinheiro, pofessora, é candidata da CDU à CM de Belmonte.

Na apresentação que se realizou-se no dia 11 de Agosto, a candidata disse que a experiência destes últimos quatro anos provou que Belmonte precisa da participação da CDU, seja na Câmara, seja na Assembleia Municipal ou nas Freguesias. E a única condição para que isto aconteça é o reforço da votação na CDU!

1º candidato da CDU Assembleia Municipal do Concelho de Belmonte   zeferino11Zeferino Moreira da SilvaResidente no Colmeal da Torre Professor.Iniciou a carreira docente na Escola Preparatória de Belmonte no anolectivo 1972/1973. Teve trabalho autárquico na Assembleia Municipal de Belmonte eAssembleia de Freguesia do Colmeal da Torre, eleito nas listas da APU,até à década de 80.

Caros Amigos Camaradas,Exmos Srs Jornalistas: Antes de mais quero deixar uma palavra de imenso apreço por todos os que aqui e agora puderam/quiseram estar presentes para nos dar o seu apoio, estímulo e testemunho de confiança e também um muito bem-haja aos Srs Jornalistas que vão possibilitar que esta mensagem chegue aos que aqui não estão. Passados 4 anos e 4 dias aqui estou novamente para dar a cara pela CDU, pelas pessoas do nosso Concelho, nesta tarefa tão difícil, mas ao mesmo tempo tão aliciante, que é a de ser a primeira da lista à Câmara de Belmonte.  Estou aqui porque aceitei, com muito orgulho e satisfação, o desafio da CDU. Estou aqui para levar por diante um projecto, que tem provas dadas onde somos poder e onde somos oposição. Provas dadas de Norte a Sul do País e no nosso Concelho. É uma enorme responsabilidade mas assumo-a com a segurança de saber que contarei sempre com uma excelente e coesa equipa de quem serei porta-voz. De qualquer forma, que outro caminho me restava quando este grande colectivo me impele a lutar por aquilo que considero justo? Que fazer quando me é dada a possibilidade de transmitir aos outros que é possível transformar a minha terra onde nasci e cresci, a minha terra que viu crescer as minhas filhas, num concelho mais solidário e desenvolvido? Que outra coisa fazer senão aceitar a luta pelo direito a um trabalho digno, pelo direito à habitação, pelo direito à educação, à saúde, à cultura, ao desporto?  Por isso aqui estou. Por isso aqui estamos.Porque é preciso gente que se bata por causas e projectos e porque acreditamos profundamente que, mais CDU faz aqui falta, tal como os últimos anos evidenciaram. Desde já declaramos que, sem abdicarmos do direito a comentar e/ou criticar opções governativas, estamos aqui fundamentalmente para defender o nosso projecto para o Concelho, que a seu tempo apresentaremos, baseado na consigna de que muito nos orgulhamos: Trabalho, Honestidade e Competência. Este não é um mero slogan. É um traço distintivo, que desde sempre nos tem norteado, feito de um percurso de intervenção e luta pelo Poder Local Democrático e pela melhoria das condições de vida das populações.  Caros Amigos e Camaradas:

Srs Jornalistas:

Partimos para estas eleições de cabeça erguida. O trabalho que durante os quatro anos realizamos é a melhor prova de que o Povo pode confiar em nós. E, ao contrário de outros, nós não aparecemos só em período de eleições! Nós estamos cá sempre e quando é preciso!Estamos cá quando é necessário defender o emprego (nomeadamente sendo porta-vozes das reivindicações dos trabalhadores das Confecções e levando os seus anseios ao mais alto nível - Assembleia da República e Parlamento Europeu); nós estamos cá quando é preciso defender a Escola Pública (desde sempre temos pugnado por escolas de qualidade, melhoria da rede de transportes escolares…), o acesso aos cuidados de Saúde (denunciando e exigindo melhor funcionamento da rede de cuidados de saúde primários), defender o acesso à Justiça (apoiando a criação do Julgado de Paz e lutando contra e tentativa de encerramento de Tribunais); à Água Pública (intervindo na defesa da sua gestão pública); pugnando por serviços públicos dos Correios (como é exemplo o caso de Caria); na defesa dos serviços de Segurança (tomando posição quando os Postos da GNR corriam o risco de encerrar); pelo direito das populações a melhores cuidados na terceira idade (denunciando e exigindo que seja melhorado o atendimento na Sta Casa da Misericórdia e lutando pelo Lar de Caria que, alvo da mesquinhez política mais torpe e da sobreposição de interesses pessoais aos da população, continua, após mais 4 anos na estaca zero)… Isto é, estamos cá para defender causas, valores e princípios que, se forem aplicados darão voz a quem não tem voz e farão a diferença que este Concelho precisa e merece.  Não somos daqueles que só abanam a cabeça e levantam o braço. Nós temos um projecto e somos alternativa. Ao longo destes quatro anos não alinhámos na política de terra queimada e procurámos sempre honrar os nossos compromissos, trabalhando com afinco e desinteressadamente para encontrar as melhores soluções, porque é dessa forma que encaramos a nossa presença e acção no poder local.  A gestão autoritária do PS, subserviente em relação ao governo, demonstra que não tem havido projecto de desenvolvimento para o concelho. A aposta nos Museus é interessante mas tem-se revelado, como a CDU desde sempre afirmou, insuficiente para dar resposta aos problemas de desemprego e de diversificação do aparelho produtivo, essencial para dar o salto em frente. Por outro lado, o potencial que os próprios Museus encerram não está a ser devidamente explorado: o que sobra para a população local? O que sobra para as escolas? O que sobra para as crianças, jovens, alunos? O que sobra para a CULTURA? Como entender que tenhamos um Ecomuseu e simultaneamente estar de costas voltadas para o rio? Se nos virarmos para a área do desporto como entender um Complexo Desportivo que se limita a um pequeno “Simplex” desportivo?Na área do planeamento, afinal por onde anda a famosa revisão do PDM, desde há mais de 4 anos prometida e até agora envolta em mistério?No Movimento Associativo quem não tem razão de queixa? Por que motivo nunca se chegou a executar a deliberação unânime da Assembleia Municipal, em fazer um Fórum sobre o Movimento Associativo? De que tiveram medo os senhores do poder?

E a Empresa Municipal para que serve, a não ser para garantir “tachos”, fugir ao controlo democrático e malbaratar o dinheiro que é de todos?

E que dizer da cópia fiel à orientação do governo central em que se procuram abater todos os que “se não estão connosco então estão contra nós…” procurando condicionar a participação democrática noutros espaços que não os do PS? Mas também aqui, “há sempre quem resista há sempre quem diga não”!... Estas e outras questões caracterizam uma gestão municipal do PS que confirmou neste mandato incapacidade para dar resposta aos problemas que é urgente resolver… Que ninguém tenha dúvidas: o PSD também não é alternativa como também o PSD disfarçado de MpB o não foi! Nem são alternativa aqueles que utilizam os partidos como “barrigas de aluguer”, unicamente para satisfazer ambições pessoais! O concelho não precisa de mais do mesmo. O concelho não precisa daqueles que, para se manterem no poder, ou para o alcançarem a qualquer preço, tudo fazem para acentuar a ideia de que os partidos são todos iguais, abrindo caminho por um lado ao oportunismo e por outro ao “demissionismo” do “não vale a pena, são todos iguais… e quem vier atrás que feche a porta…” Daqui afirmamos: Os partidos não são todos iguais! Não contem connosco para esta estratégia. Também aqui faremos a diferença porque as pessoas conhecem-nos, sabem quem somos, ao que vimos e o que defendemos!   Camaradas e Amigos,Srs Jornalistas: Mais do que outra coisa qualquer, o que a experiência destes últimos quatro anos provou é que Belmonte precisa da participação da CDU, seja na Câmara, seja na Assembleia Municipal ou nas Freguesias. E a única condição para que isto aconteça é o reforço da votação na CDU! Procurando ter a imaginação e a criatividade como aliadas, o nosso sentido vai ser o do diálogo sério com as populações, o esclarecimento, a sua indispensável participação na concretização das soluções a implementar.  Pode o Povo do Concelho de Belmonte contar com a CDU, com os seus homens, mulheres e jovens, como sempre contaram até aqui, pois, pela nossa parte, o compromisso é tudo fazer para não defraudar expectativas e honrar os compromissos assumidos! Estou certo que todos vamos fazer por isso! Viva o Concelho de Belmonte!Viva a CDU! Dulce Pinheiro Belmonte, 10 e Agosto de 2009