NO FUNDÃO ENCERRAM SERVIÇOS PÚBLICOS

Imprimir
Criado em quinta, 20 dezembro 2007, 18:37
pcp-logotipoO Governo PS/Sócrates fecha as urgências nocturnas no Hospital
A Câmara PSD privatiza a rede de água e saneamento
O Fundão merece outras prendas de Natal

1. Aproveitando a quadra natalícia, depois dum ano tão negativo para a grande maioria dos trabalhadores e das populações, eis que o Governo PS, sem escrúpulos nem vergonha, aproveita para consumar mais um ataque aos interesses e qualidade de vida das populações do Concelho, concretizando o fecho das urgências do Hospital do Fundão, da meia noite às oito da manhã. Inexplicavelmente, a Câmara PSD do Fundão aceitou o encerramento em troca duma ambulância que transportará doentes a outra urgência hospitalar nocturna a funcionar. Mas isto não resolve o problema. A ambulância não dispõe de pessoal médico, nem garante a resposta em casos de maior gravidade ou de necessidade de acorrer a mais doentes.

2. O resultado desta medida do Governo PS/Sócrates de corte cego nas despesas do Estado, à custa dos que menos têm e menos podem, é o previsível agravamento da situação de saúde das populações mais envelhecidas e com maiores dificuldades no Concelho, que deixarão em muitos casos de recorrer às urgências nocturnas, por falta de meios e transportes em condições e tempo útil, o que poderá acarretar consequências irreparáveis. O reverso da medalha é que não tardará a abrir uma qualquer clínica privada que se aproveitará da situação. Para o PCP este não é o caminho. A saúde é um direito. Não é um negócio!

3. Também como prenda de Natal muito negativa para os fundanenses, a maioria PSD na Câmara vai propor à Assembleia Municipal a concessão a privados, por 30 anos, da rede de fornecimento de água e de saneamento. Trata-se duma privatização efectiva de que vai resultar que as redes de água e saneamento serão geridas, reparadas e modernizadas ou não, conforme os critérios do lucro e não dos interesses das populações ou do controlo dos eleitos autárquicos. E a curto/médio prazo virá a subida drástica dos preços destes serviços essenciais à vida.

4. Alega o Presidente da Câmara que os preços não subirão e que assim evita uma futura venda em piores condições. Não é verdade. O PSD sabe bem que o Governo PS, que tem prosseguido uma política de destruição dos serviços públicos, apresentou uma proposta de regulamento sobre tarifários da água, saneamento e resíduos que, a curto prazo, reduz a intervenção das autarquias, empurra para a privatização e assegura lucros crescentes às empresas privadas. Por isso a Câmara PSD mais não está a fazer que a preparar uma venda inaceitável, em condições de mercado muito pouco favoráveis e com graves prejuízos para as populações e os trabalhadores municipais do sector, que correm o risco de ficar sem o posto de trabalho.

5. Independentemente da posição que o PS venha a tomar na Assembleia Municipal, PS e PSD são cúmplices num processo de privatização da água e saneamento, que vai prejudicar gravemente as populações. Os deputados municipais da CDU vão votar contra este projecto e alertam as populações para a importância da defesa da água pública. O direito de todas as pessoas à água é um princípio básico e universal. A água deve ser um bem público e não o “negócio do século” para os grandes grupos económicos.

O Fundão merece melhor!

2018 Organização Regional de Castelo Branco do PCP | www.pcp.pt | Joomla Templates Free.