PEDIDO DE INFORMAÇÃO À CÂMARA MUNICIPAL

 Senhores Presidente, senhores Deputados

Senhor Presidente da Câmara, senhores vereadores

 A importância do turismo para o concelho de Idanha-a-Nova é sobejamente conhecida e tema de convergência, pelos menos na globalidade, para todas as forças políticas representadas nesta autarquia. No quadro da promoção e atractividade turísticas do concelho, a freguesia de Monsanto, por razões que são dispensáveis aqui enumerar, desempenha um papel crucial.

É com preocupação que temos assistido, ao longo dos anos, à degradação da qualidade do serviço da Pousada construída naquela freguesia, assunto que já até surgiu, nos últimos tempos, com referências bastante negativas na comunicação social.

Assim, e porque a CDU, desde há vários mandatos, sempre manifestou reservas ao modo como os sucessivos executivos municipais trataram o assunto da Pousada de Monsanto, coloco ao Sr. Presidente da Câmara Municipal algumas questões:

1.  Tem a Câmara Municipal conhecimento da degradação dos serviços prestados na Pousada de Monsanto e das reclamações dos clientes que por ali passam?

2.  Qual o tipo de relação contratual entre a entidade proprietária e a empresa que explora a referida pousada?

3.  Que medidas tem a Câmara previstas para repor a qualidade dos serviços da Pousada de Monsanto, tornando esta infra-estrutura hoteleira pólo de captação e atracção turística e não funcione, como tem vindo a acontecer, como uma imagem negativa daquela aldeia histórica?

 Foram assinados, há alguns dias, contratos que envolvem o alargamento das Redes de Nova Geração a diversas zonas rurais do nosso país, contrato que, no caso da Região Centro, inclui o concelho de Idanha-a-Nova.

Nos tempos que correm, as novas tecnologias de informação e comunicação poderão funcionar, se enquadradas em projectos mais amplos e abrangentes, como factor de desenvolvimento económico e social e de inclusão geográfica.

Nesse sentido, pergunto ao Sr. Presidente da Câmara Municipal se está em condições de garantir que os novos suportes para a Internet, televisão e outros meios de comunicação irão cobrir todas as freguesia do concelho, como se espera e será desejável, e se a calendarização para 3 a 4 meses, divulgadas nalguns jornais será efectivamente para concretizar a obra.