X AORCB PCP - Autarquias - Mónica Ramõa

X ASSEMBLEIA DE ORGANIZAÇÃO REGIONAL DE CASTELO BRANCO DO PCP

21.MAIO.2016

Com o PCP, luta e confiança por um distrito com futuro!

 

Afirmação do PCP nas Autarquias                                                     

O projeto autárquico do PCP carateriza-se por três vetores principais. Estes vetores são ... a participação da população no trabalho do poder local democrático, a identificação dos interesses populares e a defesa do caráter público da gestão.

A participação da população no trabalho do poder local, assim como a identificação dos interesses das populações e a intransigente defesa do caráter público da gestão são caraterísticas que marcam, profundamente, o nosso trabalho. É incontornável, esta assunção, feita pelos comunistas portugueses, de que o poder local só tem sentido se for democrático e, ... sendo democrático, a gestão autárquica deverá ser feita em plena simbiose (ligação) com a população.

Não é por acaso que o trabalho levado a cabo nas autarquias pelos comunistas, no quadro eleitoral da CDU, quer em maioria quer em situação minoritária, é adjetivado de dedicado, honesto e competente... Trabalho, honestidade e competência... é o nosso lema... é o que, reconhecidamente nos torna diferentes, aos olhos das populações. No fundo, isto é precisamente, o que nos torna ... diferentes. ... Esta é a nossa identidade.

Nas sociedades modernas existem identidades sociais que se constroem através daquilo que é comum entre as pessoas. As identidades sociais de base local ou regional são a expressão da consciência coletiva de uma comunidade em que as pessoas se interrelacionam e interagem num espaço físico próximo.

Assim, esta proximidade da população ao seu município, própria das sociedades alicerçadas na partilha de interesses comuns, é importantíssima para aquilo que constitui o trabalho autárquico dos comunistas. Garantir que esta proximidade se traduza numa participação efetiva da população é nosso desígnio e constitui uma das nossas principais demandas. Pois, proximidade significa, maior conhecimento, e maior conhecimento permite um maior envolvimento ... e maior envolvimento leva ao reconhecimento de que o nosso trabalho é válido e importante e, este reconhecimento, poderá levar a um reforço da CDU e do PCP, não só nas autarquias, como também nos outros setores da vida democrática.

A participação popular é, em si mesma, a essência mais nobre do Poder Local. Desenvolver o Poder Local democrático, saído do 25 de Abril de 74, é preservar, ou mesmo incentivar, a participação do cidadão na vida da sua comunidade, adaptando-a às exigências da época presente e ao que se deteta que venha a ser o futuro. A CDU através da ação dos seus eleitos tem tido neste aspeto, como noutros, um papel importantíssimo. Nós somos aqueles que falamos com as populações, que auscultamos as suas aspirações, ... que vivemos, tal como elas, os mesmos problemas e anseios; ... ouvimos as reivindicações, tornando-as também nossas ... e esclarecemos as nossas decisões e posições, explicando e identificando o que consideramos que lesa o interesse dos trabalhadores e da população em geral.

 

Neste contexto, torna-se imprescindível para a ação do PCP no distrito de Castelo Branco, que os seus eleitos e todos os ativistas da CDU, aprofundam esta ligação à população, divulgando as nossas posições e ações, explicando-as e afirmando o nosso projeto autárquico, mas também e não menos importante, estar próximo daquilo que são as aspirações, necessidades e reivindicações das populações. Só assim, conseguiremos combater o silenciamento e a deturpação que envolve toda a nossa ação, veiculada pela comunicação social. ... O silêncio combate-se ... com as palavras, com o diálogo com os trabalhadores e as populações. A desinformação combate-se com ação concreta e divulgação direta, na primeira pessoa, do que fazemos e das nossas posições.

Assim, poderemos desenvolver e aprofundar a nossa intervenção autárquica e construir uma dinâmica forte de diálogo e ação, junto das populações, que poderá sustentar o nosso reforço eleitoral.

E isto é também o que nos distingue dos demais: esta perseverança, este otimismo e confiança no futuro, mas principalmente, confiança no povo português!

 

 

“Com o PCP, Luta e Confiança – Um distrito com Futuro!”

 

Viva o povo do distrito de Castelo Branco!

 

Viva a X Assembleia de Organização Regional de Castelo Branco!

 

Viva o PCP!

 

Monica Ramõa membro da DORCB e da Comissão Concelhia da Covilhã