X AORCB PCP - Fundão - José Maria

Imprimir
Criado em terça, 24 maio 2016, 17:20

X ASSEMBLEIA DE ORGANIZAÇÃO REGIONAL DE CASTELO BRANCO DO PCP

21.MAIO.2016

Com o PCP, luta e confiança por um distrito com futuro!

 

A Organização Concelhia do Fundão saúda a 10ª Assembleia de Organização Regional de Castelo Branco do  PCP

Caros Camaradas e Amigos:

A derrota do Governo do PSD/CDS após as eleições de 4 de Outubro, veio por cobro a quatro anos de austeridade intensa e anormal, com cortes  abusivos  de salários, e pensões e aumentos desmesurados de impostos, como nunca se tinha visto e sentido em Portugal.

Era preciso por isso fazer colapsar tal Governo que tanto mal tinha feito à esmagadora maioria do Portugueses e a Portugal, e preparava para continuar e a aumentar ainda mais tais políticas.

Para isso contribuiu de forma decisiva, logo na noite das eleições, após o conhecimento dos resultados eleitorais,  o PCP, afirmando claramente que o (PS) Partido Socialista só não seria Governo se não quisesse e que o PCP estaria disponível para recuperar direitos e inverter o caminho de exploração e empobrecimento.

O concelho do Fundão como o Distrito, padece desde sempre de enfermidades que parecem não ter fim, devido à não aplicação de Politicas positivas, que potenciassem um desenvolvimento económico e social sustentável. Todos os Governos até hoje, quer socialistas sozinhos ou coligados, ou do PSD e do CDS, têm desprezado os interesses, e direitos, deste distrito e das suas gentes. Não dizemos isto por dizer dizemo-lo com verdade e o caso mais paradigmático que afirmamos, prendesse com o facto de estes partidos, terem sempre eleito deputados pelo distrito de Castelo Branco, mas o seu trabalho como tal, foi sempre nulo ou praticamente nenhum.

O PCP, que nunca elegeu aqui nenhum deputado, tem feito aqui um trabalho político digno de registo, vindo com frequência deputados ao Distrito de Castelo Branco , para se inteirarem dos problemas que aqui existem, apresentando nos Órgãos  constitucionais  próprios, medidas  para a sua resolução.

Os exemplos, mais recentes, prendem-se com a apresentação de resoluções, na Assembleia da República, exigindo o fim das portagens na A23, pela importância que a sua extinção representaria. O mesmo se passou como o projecto lei do PCP aprovado que impedia e revertia a entrega do Hospital do Fundão à Santa Casa da Misericórdia do Fundão, cujo objectivo era a sua privatização. Também a melhoria da linha de Caminho de Ferro da Beira Baixa e o pôr fim à interrupção da chegada do comboio à Guarda, que termina o seu percurso de viagem na Covilhã.

Estes foram sempre alguns dos assuntos importantes entre outros onde o PCP esteve envolvido como ninguém para que tivessem ou tentassem um desfecho em favor da Região e das suas populações.

O Fundão, é um dos concelhos mais importantes do Distrito de Castelo branco. A perda de população, com a saída para o estrangeiro mormemente de jovens em catadupa de empresas várias ramos de actividade, com incidência maior no pequeno comércio, capturado pelas grandes superfícies comerciais, pertença de grandes multinacionais que se instalaram no Fundão.

Camaradas

O concelho do Fundão, bem situado geograficamente, dispõe de grandes potencialidades, daí que o relançamento da sua economia não só é possível como é desejável, assim o queiram e se implementem as medidas adequadas e necessárias. Integrado na Cova da Beira, tem hoje uma concentração de trabalhadores significativa, possuí das melhores terras que existem neste espaço agrícola para a produção de frutas diversas de grande valor económico, cujo valor e significado maior é a cereja, produtos estes que são já consumidos não só em Portugal, mas um pouco por todo o Mundo.

Também a criação de gado, a produção de vinhos, alguns deles galardoados, em certames Nacionais e Internacionais, são a prova disso mesmo.

Mas a sua melhoria e aproveitamento podem e devem ser adequados. Para isso é necessário apoiar mais as Micro, Pequenas e Médias Empresas , defender o regadio da Cova da Beira, e também a sul da Gardunha. Atrair novas empresas industriais e outras é perfeitamente possível, daí a necessidade de acabar com as Portagens na A23.

Um aproveitamento maior de todas estas actividades, permitirão com certeza um combate ao desemprego  e à criação de emprego, tendo sempre em conta a redução ou mesmo a eliminação da precariedade no trabalho e a melhoria dos salários, muito importante para a manutenção e fixação das pessoas.

Não podemos também esquecer a sua zona rural. As freguesias que ali existem, foram deixadas ao abandono, retiraram-lhes as escolas e outros bens públicos, e as pessoas perderam a vontade de ali continuar a viver e por isso estão quase desertas de gente.

Mas naquela zona do concelho do Fundão, existe um património, também de grande valor económico, natural e ambiental, onde predomina o pinheiro bravo e uma diversidade grande de outras árvores, é preciso ter em conta isso.

O PCP tem tido desde sempre, um papel muito importante como nenhum outro Partido, na observação e tratamento destas questões porque sabe que só assim se pode estar inteiramente ligado às populações na defesa dos seus direitos e interesses.

Neste contexto, é preciso dizer que é necessário continuar a melhorar a Organização do Partido, para poder dar uma resposta mais eficaz aos problemas existentes levando por diante orientações hoje discutidas, entre elas: elevar a militância, estruturar o Partido, reforçar a ligação às empresas e locais de trabalho como a dinamização da célula do agrupamento de escolas do Fundão que o recrutamento feito hoje o possibilita. Dirigir medidas para o recrutamento e a integração de novos camaradas assim como reforçar o trabalho de informação e propaganda e o reforço da projecção do trabalho autárquico desenvolvido pelos eleitos no concelho. É possível e necessário um PCP mais forte.

Viva a 10ª Assembleia da Organização Regional do Distrito de Castelo Branco

Viva o Partido Comunista Português!

 

José Maria Isidoro, membro do executivo da DORCB e da Comissão Concelhia do Fundão

2018 Organização Regional de Castelo Branco do PCP | www.pcp.pt | Joomla Templates Free.