X AORCB PCP - Reformados - Mª Jesus Bernardino

Imprimir
Criado em domingo, 26 junho 2016, 08:10

Camaradas e amigos

A Resolução Política desta nossa Assembleia sobre os Reformados, Pensionista e Idosos diz e é verdade, que: “No distrito de Castelo Branco continua a alastrar a desertificação do Interior e o aumento da idade média da população residente, bem como número de reformados e pensionistas”.

Em média as reformas são baixas e com o actual custo de vida os reformados e pensionistas enfrentam  grandes dificuldades financeiras.

Os valores médios das pensões no distrito, pelo facto da maioria dos reformados ser oriunda das indústrias transformadoras e agricultura, são bastante abaixo dos valores médios nacionais. Com o isolamento e o nível de vida caros torna a vida de milhares de idosos cada vez mais difícil.

A valorização das reformas e pensões e o acesso a serviços de saúde dignos são justas reivindicações e bandeiras da nossa luta.

O partido tem procurado intervir na defesa dos direitos dos reformados. Apesar das dificuldades que se verificam a verdade é que são os comunistas que se destacam na acção e trabalho unitário junto deste sector.

Muito mais podemos fazer. Com mais e melhor organização e mais trabalho militante, podemos alcançar os objectivos propostos na resolução desta assembleia, nomeadamente:

  • A devolução  dos rendimentos que foram tirados, o pagamento na íntegra e por inteiro dos subsídios de férias e Natal; 
  • Actualização de todas as pensões;
  • Acesso universal a todas as pessoas idosas aos equipamentos sociais da Segurança Social, que se deseja público, solidário e universal;
  • Aumentar e melhorar a rede de estruturas de apoio aos idosos.

É preciso que a luta dos reformados seja projectada nos diversos concelhos do distrito. Para tal é necessário reforçar a organização do partido e desenvolver o trabalho unitário em torno de propostas e reivindicações concretas. As comissões Concelhias devem para isso dar mais atenção ao trabalho junto dos reformados. É importante que o contacto com os reformados se torne regular, que se assuma uma intervenção dirigida com documentos especificos, acções concretas, convivios e organização estruturada envolvendo mais camaradas reformados. Com mais organização será possivel mais intervenção, assim como constituem um numero importante de militantes que têm condições de disponibilidade para contribuirem para um conjunto de tarefas a que o Partido tem de dar resposta.

O organismo dos camaradas que participam no movimento unitário no concelho da Covilhã tem tido um funcionamento regular e um papel importante no desenvolvimento da sua intervenção.

Apesar das dificuldades, este concelho, é um bom exemplo da luta e trabalho unitário junto desta camada da população. Pois, existem três associações de Reformados – Covilhã, Tortosendo e Unhais – que estão filiadas no MURPI e que ao longo dos anos têm tido um importante papel na luta dos reformados.

Estas associações têm desenvolvido importantes acções de  luta para que o MURPI seja considerado parceiro  no Conselho Económico e Social (CES).

O MURPI vai realizar uma jornada Nacional pelo aumento intercalar das reformas. Neste âmbito, na Covilhã realiza-se uma Concentração no 1 junho. Apelamos á participação e empenho de todos. O MURPI vai também realizar  o XXI Piquenicão que vai ter lugar, no dia 10 de Junho, no Seixal – junto á festa do avante – e já estão inscritas dezenas de reformados do concelho da Covilhã.

Valorizamos também o trabalho e a luta desenvolvida pela Inter-reformados no nosso distrito que sobre causas justas tem tido uma acção consequente.

Camaradas e Amigos

Não é por acaso que os reformados, em tempo de eleições são assediados com abundantes e demagógicas promessas e logo  após as eleições são esquecidos. Mas esta atenção em tempo de eleições é pelo facto de ser uma camada vulnerável e susceptível de ser influenciada eleitoralmente.

É preciso continuar a nossa batalha do esclarecimento sobre as causas e as politicas que empobrecem os trabalhadores e os reformados. Pois existem forças reaccionárias e demagógicas que enganam os reformados  e os levam a votar e apoiar  em que os rouba. Os reformados organizados terão mais força e contribuirão para um futuro melhor no distrito e no país

Viva a X Assembleia da nossa Organização Regional !

Viva o Partido Comunista Português !

 

Mª Jesus Bernardino, membro do organismo de reformados da Covilhã e da CC da Covilhã

2018 Organização Regional de Castelo Branco do PCP | www.pcp.pt | Joomla Templates Free.