Representação dos Distritos de Castelo Branco e Guarda na Festa do Avante

Mais uma vez os Distritos de Castelo Branco e da Guarda têm uma representação conjunta na Festa do Avante. No espaço conjunto destaca-se uma exposição política que ilustra a actividade do Partido nos dois distritos, nomeadamente as propostas e conclusões do Encontro sobre a Serra da Estrela, realizado no passado mês de Junho. As lutas e populações dos trabalhadores da região contra a política deste Governo vão estar em destaque.

 

No espaço da Beira Interior encontra serviço de Restaurante, Cervejaria, Venda de Produtos Regionais e Garrafeira.                       

 

No Restaurante, a preços populares, poderão saborear pratos típicos dos distritos da Guarda e de C. Branco. Da ementa constam, entre outros petiscos, os famosos maranhos. Este prato, característico da Zona do Pinhal, é dos enchidos mais ricos, pois leva a melhor carne do cabrito, o melhor do porco – presunto e chouriço magro, a que se junta arroz e hortelã, que lhe dá aroma e gosto característico. Este enchido, antigamente, era servido apenas em alturas festivas ou nos casamentos mais ricos. Assim, na ementa tradicional, o maranho enriquecia o cozido, onde imperavam as couves de repolho ou tronchudas da horta, conforme a época do ano, bem temperadas com a carne de porco da salgadeira. Da ementa faz parte, também, bacalhau à Assis, verdadeiro ex-libris da Covilhã, receita de emergência, descoberta na Serra da Estrela quando a neve bloqueou os acessos e os “sitiados” criaram com inteligência e engenho este saboroso e popular prato de bacalhau.

Para acompanhar estes petiscos nada melhor que fazer uma visita à garrafeira onde a oferta é variada e de qualidade. Os dois distritos estão bem representados com vinhos brancos e tintos das adegas cooperativas da Covilhã, Fundão, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Tazem, Vila Franca das Naves, Freixo de Numão e Foz Côa.

Como já é tradição, na venda de  produtos,  muito bem acompanhado de presuntos, paios e chouriços do melhor que há no nosso artesanato gastronómico, que se encontra o rei dos queijos portugueses: o famosíssimo Queijo da Serra. Conforme consta no seu curriculum, o Queijo da Serra da Estrela, é um queijo curado, de pasta semimole, amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada. Para além do queijo da Serra, temos o de Alcains, C. Branco e Idanha-a-Nova, e ainda pão de centeio, broa de milho.

  

E como o calor aperta, fazendo despertar o apetite por fruta fresca, nada melhor que apreciar o sabor, o aroma e a cor da nossa frutaria, local onde se vendem as maçãs, pêssegos, peras e ameixas criadas na Cova da Beira, zona de produção de fruta de grande qualidade

Naturalmente que, como já vem sendo hábito, a cervejaria não podia faltar. Nela se vendem os combinados( salsichas e entremeada com batatas fritas), chouriça  caseira assada na brasa,  bifanas e sandes de queijo, presunto e paio. Tudo isto acompanhado com vinho, cerveja e sangria bem fresca.

Os visitantes podem usufruir o prazer de saborear todos estes petiscos numa esplanada  ampla onde convivem jovens de todas as idades, sempre dispostos a levar a animação até ao nascer do sol.

 No domingo, dia 8 de Setembro pelas 10.30 horas  realiza-se o Convívio entre camarada que são naturais destes distrito e que residem fora da região.