Oh maldição!

Que grande bofetada de luva branca receberam os nossos governantes, em especial o Primeiro-Ministro e respectiva equipa do ministério da educação no final da semana passada!

Tantos esforços em denegrir, em apoucar, em desvalorizar a identidade profissional dos docentes portugueses e afinal!...

Segundo um estudo internacional da responsabilidade do Fórum Económico Mundial, os professores são a profissão em que os portugueses mais confiam e também aquela a quem os portugueses confiariam mais poder!

Oh maldição! Afinal para que terão servido os mais de 1000 dias a dizer mal dos professores? Esta poderá ter sido a lamentação proferida por alguns dos nossos governantes quando se depararam com a notícia…

Por outro, coincidência das coincidências, no dia em que este estudo era tornado público, vem a lume mais uma evidência da desprezível opinião que o Governo tem acerca dos professores.

Numa reunião com o Grupo Parlamentar do PS um responsável do Ministério da Educação terá acusado os deputados da maioria de, em relação à Gestão Escolar e à avaliação dos Professores, estarem a defender as posições dos “Professorzecos”!

Repudia-se veementemente esta desconsideração alarvemente proferida e que atinge de forma incontornável toda a classe docente.

Esta é uma forma indigna e imprópria de um responsável do Ministério da Educação se dirigir aos Professores e que não pode deixar de ser reprovada!

Da responsável máxima por este Ministério exige-se que agora reaja com Educação e que honre o nome do Ministério que governa.

À Ministra da Educação exige-se que apresente um pedido público e formal de desculpas, dirigido a todos os professores e educadores portugueses!

Na minha qualidade de professora saúdo todos os que, apesar das pressões, mentiras e ultrajes que nos dirigem os governantes, terem sabido, quando questionados, emitir uma opinião que repõem justiça no papel que os professores representam na construção de sociedades que se querem mais justas, solidárias, democráticas, cultas e desenvolvidas!

Dulce Pinheiro - Membro da DORCB do PCP