Ação de Luta contra os Mega-Agrupamentos

Imprimir
Criado em segunda, 22 abril 2013, 00:00

Greve dos Professores e Concentrações da comunidade educativa tiveram forte adesão!

A contestação foi entusiasta e grande parte das escolas manteve-se em protesto desde as 8h30 até às 10h00 da manhã. Corresponderam ao apelo centenas de professores (muitos deles que nesse período não tinham aulas), alunos, funcionários e pais e encarregados de educação dos agrupamentos e escolas de Castelo Branco, Paul (100% dos docentes estiveram em greve), Frei Heitor Pinto e Tortosendo.

Recorde-se que em causa está a imposição de mega-agrupamentos, rejeitados por toda a comunidade educativa, (lembre-se que PSD e CDS-PP, em 2010, na oposição, aprovaram 2 resoluções na Assembleia da República que recomendavam ao governo do PS que retrocedesse na formação dos 83 megas então previstos) que, caso se concretizem, irão criar mútiplos problemas, como atestam os estudos publicados sobre o assunto, da FENPROF e do Conselho Nacional de Educação.

A intenção manifestada pelos participantes na contestação é de que esta não se esgote com o dia de hoje!

Outras inicitaivas estão a decorrer: Na Covilhã, os órgãos das escolas, presidentes de conselhos gerais e de associações de pais e representante da Câmara da Municipal tomaram posição conjunta e exigem ser recebidos pelo Secretário de Estado; Em Castelo Branco, pondera-se o recurso aos tribunais por violação da legislação que permite, a escusa de entrada em mega-agrupamentos. Em debate estão a realização de manifestações e de vigílias que envolvam toda a comunidade educativa.

As trapalhadas assumidas por este governo em consequência das suas políticas são de tal forma graves e comprometedoras do futuro que, hoje, mais uma vez, os participantes nesta luta afirmaram que o único caminho que resolve é o da demissão deste governo e da mudança de políticas!

A DORCB do PCP solidariza-se com a Luta contra os Mega-Agrupamentos!

2018 Organização Regional de Castelo Branco do PCP | www.pcp.pt | Joomla Templates Free.