
Destinatário: Ministra da Saúde
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Chegou ao Grupo Parlamentar do PCP preocupação com a redução da atividade assistencial da Extensão de Saúde do Paul, do Centro de Saúde da Covilhã, que integra o Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira. Desde o dia 28 de junho que a Extensão de Saúde só assegura três dias de consultas médicas por semana, quando anteriormente assegurava os cinco dias, o que é extremamente prejudicial para a população abrangida por esta unidade de saúde.
Foi justificada esta decisão com a necessidade de deslocar dois médicos para assegurar a vacinação contra a covid 19. É essencial assegurar o funcionamento dos centros de vacinação, mas isso não pode ser à custa da redução da atividade dos cuidados de saúde primários, deixando de ter capacidade para acompanhar adequadamente os utentes, afetando em particular os doentes crónicos e a população idosa.
Entendemos que os utentes não podem ser penalizados no acesso aos cuidados de saúde e a solução passa pela contratação de mais profissionais de saúde que permitam assegurar o funcionamento do centro de vacinação e ao mesmo tempo assegurar o funcionamento da Extensão de Saúde do Paul, repondo a realização de consultas médicas os cinco dias da semana.
Há um grande descontentamento da população do Paul com a decisão de redução da atividade da Extensão de Saúde do Paul, estando a dinamizar um abaixo-assinado a reivindicar a manutenção de consultas médicas nos cinco dias da semana.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Como avalia a decisão de redução da atividade assistencial na Extensão de Saúde do Paul, considerando que se trata sobretudo de uma população idosa, isolada, com doenças crónicas, que se não for adequadamente acompanhada o seu estado de saúde pode piorar?
2.O Governo está disponível para reverter a decisão e garantir a realização de consultas médicas durante os cinco dias da semana na Extensão de Saúde do Paul?
3. Que medidas vai o Governo tomar para garantir o funcionamento do centro de vacinação e
repor a atividade da Extensão de Saúde do Paul? Vai o Governo proceder à contratação dos profissionais de saúde necessários?