SALVAGUARDAR OS POSTOS DE TRABALHO
SALVAGUARDAR A CONTINUIDADE DA EMPRESA
É com grande preocupação que o PCP recebeu as notícias do pedido de insolvência da empresa do Sector Têxtil, Dielmar. A DORCB do PCP manifesta apoio aos trabalhadores da Dielmar na luta pela salvaguarda dos seus postos de trabalho.
Os mais de 300 trabalhadores da Dielmar, importante empregador da freguesia de Alcains, concelho de Castelo Branco, foram confrontados com a notícia do pedido de insolvência num momento em que a empresa estava encerrada para férias.
A DORCB do PCP considera que, dada a importância económica e social desta empresa, o Governo deve desencadear todos os instrumentos ao seu alcance para impedir o seu encerramento, para assegurar os postos de trabalho e assegurar o cumprimento dos direitos dos trabalhadores. O PCP sublinha que a empresa recebeu apoios ao lay-off dos trabalhadores, com o Estado a suportar a maior parte dos custos salariais (84%).
A DORCB do PCP exige que o Governo recorra a todos os instrumentos ao seu alcance para garantir a viabilidade económica da empresa, assegurar a manutenção de todos os postos de trabalho, garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores.
A Autarquia de Castelo Branco tem o dever de contribuir para se encontrar uma solução para a continuidade da empresa. No actual quadro de aumento de desemprego, Castelo Branco não oferece alternativas de emprego e porque seria um crime desperdiçar as altas competências e qualificações das trabalhadoras e trabalhadores da Dielmar.
O PCP intervirá nos órgãos institucionais onde está representado neste sentido,. No imediato o PCP questionará o Governo e o Parlamento Europeu sobre a situação
A DORCB do PCP apela à unidade dos trabalhadores é o caminho para salvaguardar os direitos dos trabalhadores e os postos de trabalho. Nada pode substituir a luta dos trabalhadores.
A DORCB DO PCP