O Grupo Parlamentar do PCP reuniu com a Comissão Sindical da Dielmar no passado dia 11 deoutubro. Os trabalhadores estão extremamente preocupados quanto ao seu futuro e das suas famílias. A Assembleia de Credores foi suspensa e retomará no próximo dia 26 de outubro. Considerando a importância da manutenção da atividade industrial do sector têxtil, o Governo tem de tomar todas as medidas que tiver ao seu alcance para assegurar a continuação da laboração da empresa e a salvaguarda de todos os postos de trabalho. Há também preocupações dos trabalhadores com o pagamento dos salários referentes ao mês de outubro. Até ao momento não está garantido o pagamento do salário de outubro o que traz uma enorme incerteza e ansiedade. Os salários dos meses de agosto e setembro foram pagos ao abrigo do Programa de Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva e empréstimo do Banco de Fomento. Caso o pagamento dos salários não seja assegurado, a situação dos trabalhadores agravar-se-á.
A continuação da laboração desta empresa é muito importante para Alcains e para a região de Castelo Branco, já fustigada pelo desemprego, pelos baixos salários e pelo despovoamento. Defender o interior é também defender a sua capacidade produtiva, portanto o Governo tem a responsabilidade de intervir para salvaguardar a capacidade produtiva da região e os postos de trabalho.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Economia e da Transição Digital, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Vai o Governo prolongar o apoio atribuído em agosto e setembro para assegurar o pagamento dos salários de outubro aos trabalhadores da Dielmar?
2.Que medidas vai o Governo tomar para a assegurar a capacidade produtiva da região de Castelo Branco e manter a empresa em laboração e salvaguardar os postos de trabalho?
Palácio de São Bento, 18 de outubro de 2021Deputado(a)s
PAULA SANTOS(PCP)
BRUNO DIAS(PCP)
DIANA FERREIRA(PCP)