Catarina Gavinhos é a cabeça de lista da CDU à Assembleia Municpal do Fundão. Na conferência de Imprensa realizada dia 27 de Julho estiveram presentes José Luís Oliveira, cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal do Fundão e Luís Garra, cabeça de lista da CDU às eleições legislativas. Catarina Gavinhos tem 37 anos, é independente, Professora na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco e reside em Alpedrinha. Reproduzimos na integra a declaração feita pela candidata.
Sendo independente, estou neste projecto da CDU porque sinto que é um dever de cidadania participar na vida política e contribuir com o que souber e aprender para a melhoria do bem-estar de toda a comunidade.
A única força política na qual me revejo é a CDU, pois claramente é a única que nos dá garantias de trabalho, honestidade e competência, que defende o serviço público com consistência e conhecimento da realidade, sem outros projectos que não sejam a defesa do bem comum.
Em particular no Concelho do Fundão, onde vivo, a equipa da CDU é extraordinária e na Assembleia Municipal tem feito toda a diferença, tanto no conteúdo das suas análises e propostas, como na forma como as apresenta.
A lista que encabeço é uma lista de pessoas que, pela sua experiência, dedicação e intervenção passada e presente, dá garantias de um combate responsável e quotidiano por mais justiça social e pelo desenvolvimento do concelho do Fundão.
Sou a primeira da lista de uma força que não cruza os braços perante os problemas, mas que os enfrenta com a determinação dos que têm fortes convicções e um desejo imenso de servir esta região.
É a candidatura de uma força que se afirma em oposição e ruptura com a política que tem sido protagonizada maioritária e alternadamente pelo PSD e pelo PS que não têm contribuído para o desenvolvimento do concelho, antes têm servido para desvalorizar o papel da Assembleia Municipal, vangloriando-se em discursos de oca e improdutiva retórica correligionária perante as reais necessidades do concelho.
Para a Assembleia Municipal, órgão deliberativo, queremos a sua justa valorização e pretendemos a aprovação de um regimento que permita realmente exercer a fiscalização da gestão autárquica, um regimento que permita efectivamente a auscultação das freguesias e de todos os munícipes que queiram participar e que permita na realidade a apresentação e discussão de novos projectos, isto é que seja o órgão que exerça as competências que lhe estão atribuídas por lei.
Vamos continuar o trabalho da CDU na Assembleia Municipal do Fundão, batendo-nos sempre por um melhor e mais transparente funcionamento da Assembleia e da Câmara Municipal do Fundão. A CDU tem dado e continuará a dar garantias de um trabalho sério e empenhado, alicerçado num trabalho de equipa de pessoas que vivem no concelho do Fundão.
Ao nível autárquico é possível fazer muito mais e melhor. Na CDU, aqui como em todo o País, vamos continuar a lutar por uma água pública, por uma política ambiental e urbanística sustentável, por políticas de habitação justas, pelo acesso universal à saúde, à cultura, à segurança social e à educação, vamos continuar a combater por empresas e indústrias produtivas, com justas condições de trabalho, e um comércio digno e que dinamize os núcleos urbanos.
Para bem do Concelho, esperamos ter mais votos e mais mandatos. Com o José Luís Oliveira na Câmara Municipal e com todos nós, candidatos da CDU, os munícipes do Fundão podem ter a garantia de muito trabalho, honestidade e empenho na busca pelo bem comum. O reforço da CDU, que já se verificou nas eleições para o Parlamento Europeu, onde obteve cerca de mais 70000 votos, é necessário e tem de aumentar. O voto no PSD e no PS não é solução para os graves problemas que enfrentamos. O voto útil é o voto na CDU.
Onde os munícipes nos têm dado o seu voto, a CDU tem feito a diferença. Por isso, é com dinamismo e entusiasmo que a CDU avança, confiante de que será capaz de garantir um melhor futuro para o concelho do Fundão.
Bem hajam pela vossa presença.