No passado dia 24 de março, após tomar conhecimento que a população de Cernache do Bonjardim (Sertã) estava indignada com a ampliação do cemitério local, pela Junta de Freguesia, para uma área que os moradores consideram desadequada e incompatível, não só pela proximidade às habitações, como também pelo facto da nova expansão confinar com um parque infantil que foi construído há poucos anos, a CDU (PCP-PEV) lançou um comunicado de imprensa denunciando o alargamento do cemitério para aquele local, à revelia da própria população, em particular dos moradores da zona envolvente.
Também nesse mesmo dia o Partido Ecologista Os Verdes, que integra a CDU - Coligação Democrática Unitária, apresentou um requerimento à Assembleia da República para que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) facultasse uma cópia do auto de vistoria técnica realizada no âmbito da ampliação do cemitério de Cernache do Bonjardim, supostamente realizada, conjuntamente com a autarquia local, delegado de saúde e por representante da CCDRC, para que a própria população o pudesse analisar.
Tendo em consideração que na reunião da Câmara Municipal da Sertã de 15 de Março, a ampliação do cemitério na direção da zona residencial era um facto consumado, face à contestação da população e à intervenção da CDU (PCP-PEV), na última reunião de Câmara ocorrida na última semana, o Presidente da Câmara Municipal da Sertã referiu que o processo está suspenso e que vão reanalisar se a expansão para o local previsto será o melhor sítio ou não.
Face às declarações do presidente da Câmara Municipal sobre a suspensão e reanálise do alargamento do cemitério de Cernache do Bonjardim ressaltam desde logo quatro interpretações:
- a suspensão não é um cancelamento, pelo que a população deve continuar atenta e lutar pelas suas pretensões;
- esta decisão de suspensão revela a força e a importância da CDU e de Os Verdes no concelho da Sertã;
- demonstra a desorientação nas políticas de ordenamento do território pela autarquia da Sertã, pois primeiro decidem, executam (já tinham sido cortadas várias árvores) e depois estudam;
- e por último, a eventual reanálise poderá querer dizer que não houve uma vistoria técnica ao local entre a autarquia, a CCDRC e o delegado de saúde, conforme refere a legislação para estudar a expansão para a melhor localização.
Mesmo ainda sem estar terminado o processo, este é um exemplo de que vale a pena lutar. Na segunda-feira, dia 04 de Abril, ativistas da CDU estiveram na Feira e no Mercado de Cernache do Bonjardim para ouvir a população e dar a conhecer o trabalho da CDU. A esmagadora maioria da população, considerando a necessária ampliação do cemitério, refere que a mesma não deve ocorrer para cima do parque infantil e das habitações.
A população e a sua qualidade de vida têm que estar primeiro nas reflexões e nas decisões do poder local. O alargamento do cemitério de Cernache do Bonjardim é demonstrativo que as pessoas da Sertã podem contar com a CDU (PCP-PEV).
A CDU - Coligação Democrática Unitária da Sertã