A DORCB do PCP considera inaceitável que ainda não estejam restabelecidas e asseguradas as redes de comunicações em áreas atingidas pelos incêndios de Outubro, como na Sertã, passados quase 5 meses após trágicos acontecimentos.
É lamentável e inqualificável que a Altice, responsável pela rede de infraestruturas de comunicações continue sem resolver os problemas que derivam dos incêndios, restabelecendo as comunicações e desde logo as condições para permitir às populações recorrerem aos serviços de emergência, como ficou tragicamente evidenciado com o recente caso da morte de uma mulher no concelho da Sertã.
Apesar de repetidas promessas, a realidade destas populações é a ausência de resposta e procura, em muitos casos, de um vergonhoso aproveitamento para impor soluções alternativas de serviços mais dispendiosos para as populações.
Esta realidade evidencia aquilo que há muito o PCP tem vindo a denunciar, ou seja as consequências das privatizações de sectores estratégicos, como as comunicações (PT). Perde o Estado o poder de intervenção directa, passando para os interesses privados, que entre o lucro e as necessidades das pessoas, não hesitam em priorizar o lucro.
O PCP que já interveio por diversas vezes junto do Governo e do Primeiro Ministro sobre a urgência de resolução desta situação suscitou, por via do seu Grupo Parlamentar na AR, a audição com carácter de urgência do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, bem como da ANACOM.
2 de Março de 2018
Organização Regional de Castelo Branco