A Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP reuniu para analisar a situação política regional e nacional e a luta dos trabalhadores e populações, fazer o balanço da preparação do XXII Congresso do PCP na região e decidir medidas para continuar a acção “Aumentar salários e Pensões, para uma vida melhor”.
A DORCB do PCP analisou a proposta de Orçamento do Estado para 2025 do governo PSD/CDS, com aprovação assegurada com as decisões do PS. Um orçamento que brinda os grupos económicos com baixas fiscais, com 1800 milhões de euros em benefícios fiscais e mais de 1500 milhões de euros para Parcerias Público-Privadas e que não responde aos problemas dos trabalhadores e do povo, nos salários, nas pensões, na saúde, na habitação e na escola pública.
A DORCB do PCP valoriza as mais de 500 propostas entregues pelo PCP e salientou propostas que visavam o distrito: Integração dos trabalhadores dos centros de contacto do Instituto da Segurança Social; Construção do IC6; Requalificação do IC8; Concretização do regadio a sul da Serra da Gardunha; adoção de um Programa de Valorização da Serra da Estrela; Revisão do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela; A criação de um regime de apoio excecional para o efetivo pecuário da ovelha bordaleira.
A DORCB do PCP analisou a preparação do XXII Congresso do PCP. Na região a construção do Congresso do PCP fez-se com mais de 20 reuniões e plenários de discussão e com a realização de 5 Assembleias que elegeram os 10 delegados que representarão o distrito. A DORCB do PCP considera que a discussão contribuiu para melhor preparar o Partido para a luta e intervenção na região. O XXII Congresso do PCP realizar-se-á nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro, em Almada sob o lema “Força de Abril. Tomar a iniciativa com os trabalhadores e o Povo. Democracia e socialismo.”
A DORCB do PCP valoriza as lutas dos trabalhadores realizadas no âmbito da Acção Nacional de Mobilização, Reivindicação e Luta da CGTP-IN, entre os dias 7 de outubro e 8 de novembro, sob o lema «Aumentar os salários e as pensões, Defender os serviços púbicos e as funções sociais do Estado, Resolver os problemas do País», sublinhou as grandiosas manifestações, pelo aumento dos salários e pensões, de 9 de Novembro promovidas pela CGTP-IN em Lisboa e no Porto e que contaram com a participação de trabalhadores da região e a luta dos trabalhadores dos centros de contacto em Castelo Branco.
A DORCB do PCP manifesta preocupação com a acções de escalada da confrontação e da guerra a nível mundial, apela à união em defesa da Paz contra a guerra e valoriza as acções pela Paz no Médio Oriente e de Solidariedade com o Povo da Palestina que se realizaram em Castelo Branco e na Covilhã, promovidas pela USCB-CGTP-IN, CPPC, MPPM, Projecto Ruído e URAP.
A DORCB do PCP valoriza a realização da acção nacional “Aumentar salários e pensões por uma vida melhor” que permitiu o contacto com milhares de trabalhadores no país e no distrito e a recolha de cerca de um milhar de assinaturas em dezenas de acções no distrito, comprovando a identificação dos trabalhadores e do povo com a reivindicação.
A DORCB do PCP sublinha a importância da afirmação da CDU, do seu projecto e da sua intervenção. O reforço da CDU, a prestação de contas do trabalho realizado, o alargamento da sua expressão unitária, mobilizando milhares de cidadãos sem filiação partidária que, não integrando o PCP e o PEV, estão com o projecto político da Coligação, é fundamental para a resolução de problemas locais, mas também para dar voz à luta dos trabalhadores e do povo.
A DORCB do PCP valoriza iniciativas do PCP e da CDU e lutas das populações em torno de reivindicações concretas das quais destaca, pelas expressões recentes, a luta contra as portagens, pela mobilidade, pela habitação, pelo acesso ao Multibanco na Covilhã; as iniciativas pela melhoria da recolha do lixo, no Fundão; pelo acesso à saúde e contra o aumento da área de culturas intensivas, em Idanha-a-Nova: Contra a falta médico, em Aldeia do Souto e Vale Formoso, assim como iniciativas em defesa da água e da qualidade ambiental.