PCP propôs abolição de portagens
PS, PSD e CDS voltaram a chumbar
O Executivo da DORCB do PCP lamenta mais uma vez o chumbo da proposta do PCP, no âmbito do Orçamento do Estado para 2018, para que o Governo adoptasse as medidas com vista à eliminação das portagens nas Ex-SCUT em 2018.
Para o PCP há muito que esta questão tem de ser resolvida, considerando que a redução em 15% do valor das portagens implementadas nas ex-SCUT revelou-se insuficiente. A garantia da acessibilidade e mobilidade das populações mas também de mercadorias e o apoio ao desenvolvimento regional, exige a eliminação das portagens nestas vias.
Bem podem PS, PSD e CDS falar da defesa do Interior mas, como o PCP tem afirmado e defendido são as propostas e medidas concretas que defendem o Interior e entre elas a eliminação das portagens nas Ex-SCUT que podem contribuir para combater as assimetrias regionais, para o crescimento económico e mobilidade das populações.
Passaram 6 anos da introdução das portagens também na A23 e A25 e são evidentes as consequências reais desta medida: acrescem as dificuldades de quem aqui vive e trabalha, tendo em conta os custos para as actividades económicas (muitas das vezes pesando mais que os combustíveis) e para os trabalhadores onde pode pesar 20% tendo por base o salário médio na região. O voto contra do PS e PSD e a abstenção do CDS tornam clara a opção política. Defender as PPP em vez de defender os trabalhadores, as populações, as micro, pequenas e médias empresas e toda a actividade económica que resistem nestas regiões e que têm deixado bem claro pelas suas posições e luta a contestação a esta grave medida.
Para o Executivo da DORCB do PCP essas reivindicações não só não estão esquecidas como têm tido tradução na nossa acção. A luta é o caminho para a abolição das portagens nas ex-SCUT e o PCP tudo continuará a fazer para que ela se torne uma realidade.