Como é do conhecimento de todos, o PCP, ao contrário do PS e do PSD, não tem deputados eleitos pelo nosso distrito mas, para o PCP não é só em período eleitoral que se acompanham os problemas dos trabalhadores, das empresas e do País, assim como procura intervir, reivindicar e propor soluções.
Porque assim é, o PCP sempre acompanhou com particular atenção a situação das Confecções Carveste e dos seus trabalhadores. Fê-lo exigindo e apoiando a sua recuperação e tem-no feito através de visitas de deputados à empresa, nomeadamente da Deputada Ilda Figueiredo, com tomadas de posição e de exigência no Parlamento Europeu, com intervenções dos eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Belmonte e com posições tornadas públicas na comunicação social e distribuídas aos trabalhadores.
E agora, logo que tomámos conhecimento dos despedimentos de mais de 40 trabalhadoras e trabalhadores da Carveste e no atraso no pagamento do salário de Dezembro, o Grupo Parlamentar do PCP, através do Deputado João Oliveira, apresentou um requerimento ao Governo (que reproduzimos no verso deste comunicado), solicitando respostas e medidas para a actual situação da empresa que, no fundo, resulta das más políticas económicas, sociais e laborais do Governo do Partido Socialista e de mais de 30 anos de políticas de direita, que visam sempre prejudicar os trabalhadores.Mas o PCP não se ficará por esta iniciativa.
O PCP considera que são necessárias medidas excepcionais e de emergência para a nossa região e em especial para o Concelho de Belmonte que, como se sabe, depende quase em exclusivo da industria de Confecções. Neste sentido, o PCP continuará a intervir na Assembleia da República e no quadro da CDU, levará o assunto à próxima Assembleia Municipal de Belmonte já que, a Câmara Municipal e o Governo não podem continuar a “assobiar para o lado” como se nada de grave se estivesse a passar.
Com mais força ao PCP e à CDU é possível uma verdadeira política alternativa a este Governo, que rompa com as políticas de direita.
Porque RESISTIR JÁ É VENCER, o reforço da luta dos trabalhadores por trabalho com direitos e por uma vida melhor é condição insubstituível nesse caminho. O PCP apela à vossa resistência e luta na defesa dos postos de trabalho e dos vossos direitos e na exigência de medidas que garantam a continuidade da Carveste porque é importante para vós e para a economia e o tecido social do Concelho de Belmonte.
CONTEM COM O PCP
O PCP SEMPRE AO LADO DOS TRABALHADORES E DO POVO