A Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP reuniu a 4 de Outubro de 2013 na Covilhã, analisou o resultado das eleições autárquicas de 29 de Setembro, a situação social e política e o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e das populações, discutiu o balanço da 37º Festa do Avante, as comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal e o reforço da Organização.
Mais votos, mais percentagem, reforço da CDU no Distrito acompanha vitória eleitoral da CDU no país. Uma vitória da confiança e da esperança sobre a desilusão e o conformismo.
A DORCB do PCP salienta a importância dos resultados eleitorais das eleições autárquicas, com uma expressiva vitória eleitoral da CDU. Uma vitória da confiança e da esperança sobre a desilusão e o conformismo, inseparável da luta dos trabalhadores e do povo comprovando que os trabalhadores e o povo têm nas suas mãos e também no seu voto, a possibilidade de, com o apoio à CDU, juntar vontades e energias indispensáveis a uma empenhada e confiante intervenção na luta por um país mais justo, desenvolvido e soberano. O importante avanço e progresso eleitoral da CDU dão expressão à intervenção e ao trabalho desenvolvido pelas forças que integram a CDU – PCP, PEV, ID – de muitos homens, mulheres e jovens independentes que se juntam a este projecto na defesa dos trabalhadores e das populações.
Os significativos resultados traduzem-se em mais votos, mais percentagem, mais mandatos, mais câmaras, num total de 34 municípios, conquista de 169 freguesias actuais (correspondendo a 235 das existentes em 2009) e um importante avanço em mandatos em minorias.
O reforço da CDU assume particular significado no contexto em que as eleições se realizaram e em que os partidos da troika nacional – PSD, CDS e PS – perdem mais de 800 mil votos, traduzindo uma clara condenação da politica de direita que há anos promovem.
No Distrito o avanço e progresso eleitoral da CDU traduz igualmente essa confiança e esperança de muitos que não se resignam e que lutam por uma politica alternativa, patriótica e de esquerda.
A CDU é a única força (comparando com as mesmas forças que concorreram em 2009) que cresce em número de votos e de percentagem com a conquista de 8 mandatos
Estes resultados traduzem por um lado a confiança no projecto com provas dadas e também uma real condenação aos partidos da troika nacional também no distrito já que PS, PSD e CDS perdem mais de 30 000 votos e descem percentualmente.
A DORCB do PCP saúda as centenas de candidatos e ativistas da CDU que no Distrito desenvolveram no quadro de grande exigência, esta intensa campanha de contato e de esclarecimento e os milhares de eleitores que votaram na CDU (em particular os que o fizeram pela 1ª vez) reafirmando o seu compromisso de que a confiança agora depositada encontrará a garantia de trabalho, honestidade e competência, de intervenção de acordo com as suas aspirações, interesses e direitos.
Mais força à luta dos trabalhadores e das populações
A DORCB do PCP continua a acompanhar os diversos problemas com que se confrontam os trabalhadores no Distrito, com particular solidariedade para com os trabalhadores da Carveste e da Craveiro e Carvalho pela situação em que se encontram, assim como o processo dos trabalhadores da Moviflor no Fundão. O PCP acompanha e intervém no quadro mais geral contra o brutal ataque a que estão sujeitos os trabalhadores da Administração Publica local e central, com rudes ataques a direitos como é o caso do aumento do horário de trabalho para as 40h. O ataque às reformas e pensões, o aumento do desemprego (que no distrito ultrapassa os 14 mil), a destruição de emprego e da produção, de serviços públicos (saúde, educação, justiça, segurança, serviço postal, etc) assim como a emigração forçada e o alastramento da pobreza são indicadores e realidades que precisam ser invertidos e combatidos.
A DORCB do PCP saúda a resistência e a luta das populações e dos trabalhadores do Distrito e apela a que não se resignem, que lutem por uma politica alternativa, patriótica e de esquerda, pela demissão do Governo.
A Rejeição do Pacto de Agressão e a renegociação da divida, a defesa e o aumento da produção nacional, a valorização efectiva dos salários e pensões, a opção por uma politica orçamental de combate ao despesismo à despesa sumptuária, baseada numa componente fiscal de aumento da tributação dos dividendos e lucros do grande capital e de alivio dos trabalhadores e dos PME, uma politica de defesa e recuperação dos serviços públicos e a assunção de uma politica soberana são condições essenciais para recuperar para o País o que é do País e devolver ao povo o que é do povo.
A luta é fundamental. A DORCB do PCP apela à luta dos trabalhadores e das populações do Distrito e salienta a importância da acção convocada pela CGTP-IN para o próximo dia 19 de Outubro, a “Marcha por Abril, contra a exploração e o empobrecimento” em Setúbal/Lisboa. Mais do que nunca é nas mãos dos trabalhadores, da sua acção e luta que reside a possibilidade de derrotar este Governo e esta politica.
37ª Festa do Avante e Centenário de Álvaro Cunhal, tarefas de enorme êxito e dimensão
A DORCB do PCP fez o balanço da 37ª edição da Festa do Avante, como um grande êxito politico, tendo sido mais uma vez a festa da alegria, da solidariedade, da juventude, da proposta e da luta por uma politica alternativa patriótica e de esquerda. No espaço da Organização Regional estiveram patentes exemplos da luta travada na região assim como do trabalho e da intervenção do PCP. Foram muitos os que ajudaram a construir, mas também a participar ao longo dos 3 dias em que o comício de encerramento foi a tradução da grande iniciativa politica que é a Festa do Avante.
As comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal que decorrem ao longo do ano terão um importante momento na semana de
A DORCB do PCP consciente das exigências do tempo presente reafirma o seu compromisso de sempre para com os trabalhadores e o povo do Distrito de Castelo Branco, de luta pela exigência e construção de uma politica alternativa patriótica e de esquerda.