O PCP está a acompanhar a situação das Minas da Panasqueira e como sempre está solidário com os trabalhadores.
Os trabalhadores e o seu sindicato estão a negociar o caderno reivindicativo, discutido e aprovado na procura justa do aumento salarial, bem como do reforço das condições de higiene e segurança no trabalho.
As alterações de mercado no que diz respeito aos preços de volfrâmio e dos outros produtos minerais como o cobre e o estanho bem como a sua venda, pelo que se sabe e apesar das suas oscilações (que sempre existiram) continuam em alta.
Não há pois razões aparentes ou outras para não responderem às reivindicações colocadas, nomeadamente aumentos salariais, condições de higiene e segurança e o fim dos despedimentos.
O PCP lamenta a posição de alguns autarcas que posicionando-se automaticamente (e mais uma vez) ao lado dos interesses da empresa não sejam igualmente sensíveis aos interesses e direitos de quem lá trabalha. Os trabalhadores são profundos defensores da empresa e genuinamente empenhados na sua laboração, são eles quem produz, são justas as suas reivindicações.
Pode-se recordar o acontecido em 2014 onde a empresa procurou, à boleia das “dificuldades”, impor a laboração contínua na lavaria e as 10h diárias para a Mina. Os trabalhadores com a sua luta impediram esse intento.
Os trabalhadores das Minas da Panasqueira podem contar com a solidariedade do PCP na convicção que as suas reivindicações são justas e possíveis na defesa dos seus direitos e da própria empresa.
Por isso o PCP reafirma que a vossa luta é justa!