A DORCB do PCP convocou uma conferência de Imprensa com o objectivo de lançar o Comício/Festa agendado para o próximo dia 10 de Julho com a participação do Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa. Esta iniciativa insere-se na acção geral do Partido das 500 acções contra o PEC até à Festa do Avante!
Nota de Imprensa da DORCB do PCP
O PCP há muito que tem vindo a denunciar, no plano institucional e político, as sucessivas medidas do Governo PS com o apoio do PSD e CDS, que atacam os direitos de quem trabalha e prejudicam as condições de vida da maioria do nosso povo.
Inserida nas 500 acções contra o PEC a que o PCP se propôs até Setembro, a DORCB do PCP irá realizar um Comício/Festa regional com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário – Geral do PCP no próximo dia 10 de Julho no parque de merendas do Tortosendo. Esta iniciativa terá início às 14.30 com exposições, jogos populares, espaço criança e música com Manuel da Rocha, da Brigada Victor Jara, culminando com o comício às 16.30h.
Esta acção traduz-se na denúncia e combate a medidas como as inscritas no PEC, Programa de Estabilidade e Crescimento apresentadas pelo PS, com o apoio do PSD que representam, a serem concretizadas, duros golpes no crescimento, desenvolvimento e na própria soberania do país, agravando as injustiças e as desigualdades sociais.
O ataque aos salários dos trabalhadores, às pensões e reformas com um verdadeiro roubo nos rendimentos por via do aumento do IRS, assim como o aumento do IVA que se reflecte no aumento dos preços, duas situações que se irão sentir já no final de Junho, início de Julho; assim como o aumento do IRC contribuindo para aumentar as dificuldades sentidas pelos micro, pequenos e médios empresários.
Regiões como o Distrito de Castelo Branco serão penalizadas com estas medidas que têm tradução prática em diversos planos. Exemplo é a intenção de privatização de sectores estratégicos como os CTT e o que isso representará para as populações em geral e das aldeias e lugares em particular; o ataque aos serviços públicos como a intenção de encerramento de escolas com menos de 21 alunos que no Distrito são 47 e destas 29 são já salas de apoio significando como exemplos, se não for combatido, o encerramento de 8 escolas em Castelo Branco, 7 na Covilhã, 8 no Fundão e 10 na Zona do Pinhal.
Outro exemplo desta ofensiva e com consequências para o Distrito é a intenção por parte do PS e do PSD de cobrar portagens nas SCUT, abrangendo a A23, intenção que, a exemplo do passado, terá um forte e firme combate da população.
Ataques que atingem os mesmos do costume, àqueles a quem sucessivamente se pedem sacrifícios há décadas em nome do défice ou da crise ou novamente do défice, mantendo intocáveis os grandes interesses económicos e financeiros.
Bastava a coragem de aplicar um imposto sobre transacções bolsistas e as mais-valias, eliminar os benefícios concedidos aos off-shores, onde existem mais de 16 mil milhões de euros de capitais nacionais e exigir uma taxa de pelo menos 25% de IRC sobre os lucros da banca para não se pedirem estes sacrifícios à maioria do nosso povo.
O PCP e a DORCB do PCP têm apresentado propostas e soluções para inverter e romper com este caminho e esta política. A luta dos trabalhadores e das populações é fundamental para travar e exigir outra política que defenda os trabalhadores, os reformados, os micro, pequenos e médios empresários, agricultores, a produção nacional, o desenvolvimento regional.
Assim a iniciativa da DORCB do PCP no próximo dia 10 de Julho, será um momento de convívio, mas sobretudo de luta e afirmação do PCP contra o PEC, as injustiças e desigualdades sociais existentes. Neste sentido a DORCB do PCP convida e apela aos trabalhadores e a população a participar nesta acção.
25 de Junho de 2010
Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP