A Comissão Concelhia da Covilhã do PCP apreciou o atual momento quanto à concessão dos transportes urbanos da Covilhã, Tortosendo, Boidobra, Teixoso, Cantar Galo – Vila de Carvalho.
Reafirmou a defesa de serviços públicos de transporte com gestão Municipal sem qualquer concessão a privados numa parceria onde só o privado é que ganha e a população paga.
A Câmara Municipal e a maioria PS desenvolveram o processo de concessão dos transportes de uma forma irresponsável. Fica provado que os custos da concessão a privados são superiores ao estudo inicialmente apresentado aos covilhanenses e eleitos da Assembleia Municipal e que já hoje ultrapassam a solução apresentada para um serviço público municipal de transportes.
Recorda-se que após o primeiro concurso na base de 800 mil euros, que ficou deserto, a Câmara do PS reforçou o preço base para valores próximos de um milhão de euros/ano, 9,2 milhões (mais IVA)/10 anos no total, ou seja, um valor semelhante ao do estudo inicial para a exploração dos transportes por administração direta. Acresce, ainda, os sucessivos ajustos diretos (5) com a Transdev nos últimos anos num valor próximo dos 4 milhões de Euros.
Graças à intervenção dos nossos eleitos foram incluídos no passe gratuito todos os estudantes do Concelho, em vez da solução inicial que só previa os estudantes residentes na área da concessão acima referida.
A mesma situação se previa para a utilização dos ascensores e elevadores, ou seja, na proposta inicial só previa aos residentes da cidade terem reduções.
Também se confirma que a Câmara Municipal irá pagar a manutenção e conservação dos elevadores e funiculares com o concessionário a beneficiar da receita por eles gerada. Uma trapalhada que só vai beneficiar, mais uma vez, o privado e todos nós a pagar.
A aparente discordância entre PS e PSD existe quanto ao número de estacionamentos a pagar e, eventualmente, quanto às zonas com estacionamento taxado, sendo que o PSD, à semelhança do PS, sempre defendeu o pagamento do estacionamento à superfície.
O PCP e os seus eleitos sempre manifestaram a discordância quanto à necessidade do pagamento do estacionamento à superfície que penaliza a população e a economia local. A confirmar a nossa posição é a atual situação, de ausência de qualquer taxa, sem se verificar qualquer estrangulamento no trânsito ou estacionamento.
Existem outras formas de evitar estacionamento abusivo em zonas comerciais (p.e. definir o tempo de estacionamento para não residentes) e permitir o estacionamento de quem reside e visita a cidade.
Reafirmamos que o reforço do serviço de transporte público, com circuitos e horários adequados e com a aplicação do PART (programa de redução tarifária) para todos os residentes no Concelho da Covilhã (para todos, sublinhe-se, e não só para alguns escalões etários) iria reduzir o trânsito de veículos e aumentar o número de lugares vagos de estacionamento.
Mais uma vez, na Covilhã, com o PS, se perde uma oportunidade para a melhoria da mobilidade da sua população.
A Comissão Concelhia da Covilhã do PCP