A comissão concelhia do Fundão do Partido Comunista Português expressa a sua preocupação com o atraso do processo de discussão pública do PDM do Fundão. O documento foi continuadamente anunciado para setembro, dezembro de 2022 e início de 2023 e sucessivamente adiado sem justificação pública. Nem a própria página do município na internet disponibiliza qualquer informação sobre o andamento do processo. De facto, apesar de existir um separador dedicado à “Revisão do PDM” ele remete apenas para uma autenticação impossível de efetuar e sem qualquer informação adicional sobre propósito, funcionalidade, possibilidade de inscrição ou prazos e datas de possível disponibilização do documento.
É entendimento do PCP que os atrasos verificados não podem, em caso algum, prejudicar a ampla discussão de um documento estratégico e de vital interesse para futuro do concelho. Mais entende o PCP que é urgente que o município reveja a Estratégia Local de Habitação (ELH) a incluir no próprio PDM. Esta revisão deverá garantir a atualização do diagnostico, com base nos resultados do censo de 2021, e a redefinição das etratégias para que estas sigam a realidade dos factos e não uma mera narrativa de declaração política que omitindo problemas impossibilita soluções.
A este propósito o PCP torna público que O Barbilho (boletim da CDU Fundão), a publicar em fevereiro, abordará a temática da habitação e apresentará contributos para a redefinição da ELH.
A Comissão Concelhia do Fundão do PCP