Assunto: Encerramento da Agência Bancária da Caixa Geral de Depósitos no Teixoso, no concelho da Covilhã, no distrito de Castelo Branco
Destinatário: Min. das Finanças
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
O Grupo parlamentar do PCP teve conhecimento da intenção de encerrar a agência bancária da Caixa Geral de Depósitos no Teixoso até ao próximo dia 31 de março. Segundo as informações veiculadas na comunicação social “A decisão ainda não é confirmada oficialmente pela CGD, mas já está a ser transmitida aos clientes daquela agência, entre os quais o presidente da Junta de Freguesia”. Refere ainda uma resposta da CGD - “A Caixa Geral de Depósitos está a realizar um programa de restruturação que inclui o redimensionamento da sua rede de agências. Estamos a analisar as agências que podem vir a ser objeto de uma decisão e a agência de Teixoso está incluída na análise. De todo o modo, vamos procurar formas de não afetar nem os colaboradores nem os clientes.”
A agência bancária da Caixa Geral de Depósitos no Teixoso é a única que se situa no norte do Concelho da Covilhã, servindo as populações do Teixoso, Orjais, Verdelhos, Aldeia do Souto ou Vale da Formoso. Presta assim, um serviço público a milhares de pessoas e também a muitas micro, pequenas e médias empresas.
Esta agência bancária presta ainda um serviço muito importante para muitos reformados. É aqui que muitos reformados depositam as suas reformas.
O eventual encerramento desta agência bancária numa zona onde os rendimentos são baixos e a rede de transportes públicos é insuficiente, será muito prejudicial para as populações, que perderão um serviço público de proximidade.
A concretizar-se esta intenção, seria mais um serviço público a encerrar numa região já fortemente penalizada pela destruição de serviços públicos e que só contribuiu para agravar as assimetrias regionais e o despovoamento.
Na semana passada a população manifestou-se junto à Caixa Geral de Depósitos no Teixoso contra o seu encerramento.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao governo que por intermédio do Ministério das Finanças, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1.Quais as razões que motivam a intenção de encerrar a agência bancária da Caixa Geral de Depósitos no Teixoso?
2. Foram avaliados os impactos desta decisão na acessibilidade da população a este serviço público? Reconhecem que a deslocação da população para outra localidade para aceder a este serviço público é prejudicial?
3. Foram acautelados os direitos e os postos de trabalho dos trabalhadores?
4. Perante o exposto pondera manter a agência bancária da Caixa Geral de Depósitos do Teixoso em funcionamento?
Palácio de São Bento, segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017
Deputado(a)s
PAULA SANTOS(PCP)