Visita à Sertã

Imprimir
Criado em terça, 24 outubro 2017, 16:57

No seguimento dos trágicos incêndios da passada semana o Grupo Parlamentar do PCP em articulação com as Organizações Regionais visitaram e encetaram um conjunto de contactos nos concelhos mais afectados. Neste sentido a deputada Paula Santos acompanhada por membros da DORCB e das organizações concelhias de Vila de Rei e de Proença estiveram no passado dia 23 de Outubro no concelho da Sertã numa reunião com os bombeiros da Sertã, Oleiros e Cernache de Bonjardim e com visita a algumas áreas e povoações afetadas pelo fogo.
 

Do que se pôde ouvir e ver arderam 4200 hectares de floresta e registam-se ainda povoações sem eletricidade.  Das áreas e povoações visitadas constata-se que não há limpeza, os custos para os pequenos proprietários são avultados, existem árvores em cima das estradas e das casas e não há remoção dos resíduos. Há um contínuo de mancha florestal (pinheiro bravo e eucalipto) sem qualquer tipo de quebra o que facilita a progressão do fogo e dificulta o trabalho dos bombeiros. Os poucos caminhos que existem no meio da floresta foram abertos pelas pessoas para conseguirem transportar a madeira. Não existe diversificação da Floresta; não há fiscalização, nem patrulhamento da floresta.

 

Constata-se que as áreas que arderam no grande incêndio de 2003, uma parte voltou a arder agora. Considera-se que se poderia ter aproveitado esse momento para proceder ao ordenamento da floresta. Mas não foi feito e cresceu tudo desordenado.  Foram acrescentadas ainda outras necessidades, como o apoio aos aos Bombeiros, o apoio à produção, pequenos agricultores e produtores florestais, reforçar os meios da GNR, politicas que contribuam para a ocupação do Interior.

 

É necessário criar as condições de responder às exigências colocadas com acções e medidas concretas que urgem ser aplicadas no apoio imediato, na defesa da floresta, nos meios de combate e nas politicas de desenvolvimento do interior ligadas à ocupação do território. O PCP continuará a intervir neste sentido com propostas e soluções concretas.

2018 Organização Regional de Castelo Branco do PCP | www.pcp.pt | Joomla Templates Free.