PCP questiona Governo sobre Saúde em Vila de Rei

Imprimir
Criado em sexta, 01 fevereiro 2013, 23:27

ambulncia

No seguimeto de iniciativas e denuncias do PCP em Vila de Rei, o Grupo parlamentar colocou as seguintes questões ao Governo.

 Ex. ma Sr.ª Presidente da Assembleia da República

Vila de Rei é um concelho do interior do país, pertencente ao distrito de Castelo Branco e, como muitos outros, desertificado, envelhecido e com parcos recursos económicos.

Os utentes do Serviço Nacional de Saúde do concelho há muito que em situações de urgência, em situações de consultas de especialidade médicocirúrgicas e para internamento hospitalar se dirigiam, e eram seguidos, no hospital de Abrantes, pertencente ao atual Centro Hospitalar Médio Tejo, EPE (CHMT). Presentemente toda esta dinâmica de assistência médica mudou, pois chegou ao conhecimento da população que todos os doentes residentes em Vila de Rei devem ser referenciados para o Hospital de Castelo Branco. Tal decisão não salvaguarda os interesses dos doentes e familiares e enferma de uma visão desumanizada da realidade socioeconómica a que esta zona está destinada.

Vale a pena lembrar que a diferença entre o ser assistido no CHMT e no Hospital de Castelo Branco é de cerca de 60 Km, muitos familiares dos doentes estão longe, principalmente nos grandes centros urbanos e que não há transportes públicos entre Vila de Rei e Castelo Branco.

Logo, o aumento em custos de saúde, quer para o utente quer para os familiares, vai ainda tornar-se maior e possivelmente tornar-se-á insustentável na atual crise económica que o País atravessa.

Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo, que por intermédio do Ministro da Saúde nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

1. Qual o conhecimento que o Ministério da Saúde tem desta situação?
2. O que pensa o Ministério fazer para que os utentes do Serviço Nacional de Saúde do concelho de Vila de Rei possam continuar a ser assistidos em situações de urgência, em situações de consultas de especialidade médicocirúrgicas e para internamento hospitalar, no hospital de Abrantes, pertencente ao atual Centro Hospitalar Médio Tejo, EPE (CHMT)?

Palácio de São Bento, terça-feira, 29 de Janeiro de 2013

Deputado(a)s

JOSÉ ALBERTO LOURENÇO(PCP)
BERNARDINO SOARES(PCP)
CARLA CRUZ(PCP)

2018 Organização Regional de Castelo Branco do PCP | www.pcp.pt | Joomla Templates Free.