Mónica Ramôa, João Pedro Delgado, e Marisa Tavares candidatos da lista da CDU às eleições legislativas de 4 de outubro pelo ciclo eleitoral de Castelo Branco, reuniram hoje com o presidente da direção do Teatro das Beiras, Fernando Sena, na Covilhã.
Fernando Sena, referiu alguns dos constrangimentos que existem e que comprometem a ação e papel que as companhias de teatro têm na democratização cultural da população, principalmente quando se trata do interior do país. O drástico e quase letal corte orçamental que as companhias tiveram, além do centralismo das decisões no que à cultura diz respeito, são alguns, entre muitos, dos problemas apontados. Foram ainda, refletidas algumas soluções para que a situação, nada animadora, da cultura no nosso distrito, se modifique.
Para o PCP, a questão central do investimento na cultura e da estruturação de um Serviço Público de Cultura deve traduzir-se numa política de criação e democratização cultural, de transformação, emancipação e liberdade para a qual se propõe várias medidas e, uma delas, de urgência: garantir 1% do Orçamento de Estado para a cultura.
PCP – PEV – Soluções para um Portugal com futuro.