APRECIAÇÃO DA CDU AO MAPA DE PESSOAL 2012

O Município de Belmonte precisa de políticas e de opções muito diferentes das que até agora têm sido seguidas pela maioria PS na Câmara e, no que diz respeito a este Mapa de Pessoal para 2012, em completa sintonia com os Vereadores da oposição…
Nesse sentido manifestamos o nosso completo desacordo com o Mapa de Pessoal 2012 que nos é apresentado para apreciação e votação nesta Assembleia.
Este mapa reduz drasticamente o número de postos de trabalho, isto, num concelho onde a ausência de oportunidades e o desemprego são assustadores.
Face a 2011, são reduzidos 26 postos de trabalho (85 em 2011 – 52 lugares providos e 26 a prover; para 2012 – 52 providos + 7 a prover – total 59 (+ 8 trabalhadores das AEC’s – onde desaparecem os 2 lugares de expressão dramática, relativamente a 2011).
Perante isto pergunta-se: Terá a autarquia trabalhadores a mais? Foram os trabalhadores alvo de opção gestionária, ou seja, de valorização remuneratória? Será que beneficiam de planos de formação caríssimos? Terão porventura condições materiais e instalações acima da média? E, mais importante, estará com esta medida o Município a preparar-se para fornecer mais e melhores respostas às graves dificuldades económicas e sociais que as populações e o concelho atravessam e se agravam de dia para dia?
A verdade é que a respostas a estas perguntas só pode ser negativa.
Com efeito, nada neste Mapa indicia mais e melhores respostas, mais e melhores serviços. Antes pelo contrário, o que se vislumbra é a opção em prosseguir uma estratégia de esvaziamento do município e, por essa via, abrir e facilitar cada vez mais áreas de negócio aos privados, coincidindo neste aspecto com aquilo que o governo pretende quando impõe a redução de 2% do pessoal dos municípios e os asfixia financeiramente.
Por outro lado mais uma vez lamentamos que a Câmara Municipal de Belmonte não proceda à consulta prévia das organizações sindicais, representantes dos trabalhadores, pois, no quadro de legitimidade democrática pelo qual o nosso país se rege e estando em apreço a matéria em questão, esse devia ser o procedimento regular.
Assim sendo, a CDU/PCP só pode votar contra o Mapa de Pessoal 2012.