A CDU de Belmonte, tem acompanhado com atenção e preocupação o exercício do poder autárquico por parte do PS. Apesar da época estival, mais propícia a férias e ao descanso, têm-se sucedido uma série de acontecimentos que não podiam deixar indiferente esta força política.
Como tal a CDU requereu à Câmara vários esclarecimentos, dos quais se aguarda cabal resposta tão rápido quanto o possível.
Salienta-se:
- Rede escolar - a sangria continuada do encerramento de escolas do 1º Ciclo mantém-se! Com o aval de quem? Com que fundamentos? Foi solicitada a acta da reunião entre órgãos autárquicos e Ministério da Educação;
- Praia Fluvial - alertados pela população sobre a poluição da água da praia e o cheiro nauseabundo que se propaga até à Vila de Belmonte, requeremos informação sobre o funcionamento da ETAR;
- Financiamento de obras escritas do Pároco de Caria - perante os contornos que rodeiam esta obra e que são do domínio público a CDU não pode deixar de perguntar quanto é que a Câmara gastou do dinheiro dos contribuintes para apoiar esta publicação?
- EMPRESA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO CONCELHO DE BELMONTE - quais são os planos de acção e orçamento para 2007 e qual o teor do relatório e contas de 2006? Afinal, enquanto esta não for extinta, como a CDU sempre defendeu, a Assembleia Municipal deve fiscalizar os seus actos!
- E, porque desde 30 de Abril de 2007 que lamentavelmente continuam sem resposta dois requerimentos da CDU, novamente se solicitaram:
- os Mapas de Empréstimos contraídos pela Câmara bem como o das Dívidas a Terceiros que, segundo o Relatório de Contas da Actividade Autárquica de 2006 sofreram um aumento estrondoso; e
- o cálculo das verbas a serem gastas pela Componente de Apoio à Família na Educação Pré-Escolar nos Jardins de Infância públicos (recorde-se que a Câmara enviou aos pais uma tabela de preços, para pagamento desta componente, que de tão elevada é completamente absurda e supõem-se que ilegal).
A CDU aguarda estes esclarecimentos e, assim que os mesmos forem prestados como se espera e a lei obriga, daremos nota pública.
A CDU
Belmonte, 08.Agosto.07