Nota de Imprensa
A semana académica tem elevada importância no decorrer da vida académica da UBI e dos seus estudantes. Um momento como este tem valores incontornáveis na vida dos estudantes da UBI.
A JCP já há anos que põe em causa os cortes no financiamento ao ensino superior público e o ataque ao associativismo juvenil, a que os sucessivos governos e as suas políticas de direita têm realizado, que afectam as instituições de ensino superior e as suas associações de estudantes, que vêem os seus orçamentos mais curtos, bem como a aprovação das alterações à lei do associativismo juvenil que vem dificultar o seu trabalho em prol dos estudantes, levando a que a asfixia a que se vêm, as levem a recorrer a mais apoios externos à vida académica para colmatar a asfixia financeira.
A JCP entende que tais políticas afectam a vida dos estudantes da UBI e da sua Associação, que realiza mais uma semana académica, actividade que leva a que os seus problemas de financiamento se tornem ainda mais visíveis.
Uma iniciativa como a semana académica da UBI tem elevada importância para os estudantes da UBI, e de forma indirecta para a cidade da Covilhã, da qual todos conhecemos que tem sido deixada ao abandono pelas políticas municipais e nacionais que levam à desertificação do interior do país, e que tem nos estudantes da UBI uma mais-valia na vida desta cidade. Visto isto, a JCP lamenta a posição da Câmara Municipal da Covilhã de não apoiar esta iniciativa académica e solidariza-se com os estudantes da UBI.
O caminho traçado por estas políticas pode ser alterado, por isso a JCP apela a todos os estudantes que lutem por mais financiamento para o ensino superior e para as associações de estudantes, pois só com a luta contra estas políticas, que também nos impõem Bolonha, propinas e RJIES, é possível um ensino superior público, gratuito e de qualidade para todos.