Foi num ambiente de grande confiança, deteminação e entusiasmo que se realizou o Almoço em Castelo Branco no passado dia 12 com a participação de cerca de 250 participantes que marcaram a sua presença.
Três anos de Pacto de Agressão deixou o país mais endividado, mais empobrecido, com mais desemprego e com mais emigração, "esta será a síntese das sínteses que derrubará qualquer propaganda que afirma que o nosso país está no bom caminho e que está a dar a volta". Com uma mensagem de confiança e de reforço Jerónimo de Sousa afirmou as propostas do PCP e da CDU para uma politica alternativa que rompe com este caminho, apelando à mobilização, ao esclarecimento, à luta e ao reforço do Partido, assim como à participação na marcha nacional "A Força do Povo - Todos à rua por um Portugal com futuro", convocada para 6 de Junho em Lisboa.
Na intervenção Manuela Carvalho, membro do secretariado da DORCB referiu as dificuldades sentidas no distrito "Estamos perante uma dinâmica acelerada de despovoação e desertificação que se agrava a cada dia. Existe uma falta de estratégia e vontade politica em desenvolver o interior, hoje temos mais desemprego, mais precariedade, mais desigualdade, no fundo mais dificuldade em ter uma vida digna." Destacou as muitas lutas realizadas " a luta contra as portagens; pela defesa dos serviços públicos; pela defesa de postos de trabalho, dos salários, dos direitos laborais; dos reformados; pela igualdade entre géneros; pela sobrevivência do comércio tradicional, pela democratização de todos os órgãos autárquicos e a grande luta contra a ideologia que reprime e atrofia os portugueses" e as muitas tarefas que se colocam hoje aos comunistas e ao seu Partido, a lutas de massas, o reforço do Partido, a batalha das eleições legislativas fazendo o apelo "Apelamos a que todos estejam nesta batalha de esclarecimento, de informação, para ouvir, esclarecer e convencer. Para podermos aumentar ainda mais a nossa influência e derrotar as políticas de direita"