A iniciativa Leader tem como objectivo desenvolver o mundo rural respeitando as especificidades locais. As zonas rurais representam uma grande percentagem do território Português. O mundo rural tem problemas muito próprios e a solução tem que ser procurada localmente; esta evidência levou à adopção da iniciativa comunitária "Ligações entre Acções de Desenvolvimento da Economia Rural” mais conhecida sob o nome de «Leader».
Desde 1991, que o Leader financia nas comunidades rurais estratégias de desenvolvimento e de preservação do seu património natural e cultural.
Para a concretização dos objectivos do Leader, criaram-se grupos de acção local (GAL) que deveriam reunir diferentes intervenientes de uma zona rural.
A iniciativa Leader faz parte dos programas de desenvolvimento rural financiados pelo Fundo Agrícola para o Desenvolvimento Rural (FEADER): Para o período de 2007 a 2013, 6 % dos 88 mil milhões de euros consagrados ao desenvolvimento rural destinam‑se aos projectos Leader
Nos concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão e parte do Concelho de Castelo Branco a RUDE e ADERES , tem-se constituído GAL do programa Leader.
Passados três anos após o início do actual Quadro Comunitário de Apoio (QCA) esta Região está privada de aceder ao Programa, porque as referidas Associações não se entendem quanto à sua área de influência.
O PCP considera que nos anteriores QCA, as iniciativas destas Associações financiadas no âmbito do Programa Leader não visaram o desenvolvimento do mundo rural. Foi com as verbas deste programa que foram financiadas iniciativas como a “Feira de S. Tiago” e a “Campanha Covilhã cinco estrelas”, afastando-se deste modo dos objectivos do Leader.
Apesar de critico, o PCP considera que a região não pode continuar a ser prejudicada devido ás estratégias pessoais dos dirigentes da RUDE e da ADERES, pelo que apresentou na Assembleia da República, um requerimento questionando o Governo de que forma este pensa intervir, para que as populações rurais não sejam ainda mais prejudicadas por este impasse.