X AORCB PCP - Organização - Aníbal Cabral

X ASSEMBLEIA DE ORGANIZAÇÃO REGIONAL DE CASTELO BRANCO DO PCP

21.MAIO.2016

Com o PCP, luta e confiança por um distrito com futuro!

Camaradas e Amigos

A luta de massas e o seu desenvolvimento é fundamental para derrotar a política de Direita, mas sem organização não há vitória possível, e essa só é possível com um Partido Comunista forte. O Partido tem sofrido os mais ferozes ataques das forças mais reaccionárias e antidemocráticas, pois eles sabem que o PCP é o principal obstáculo á política reaccionária e imperialista. O grande capital apenas teme a luta organizada e conhece bem o poder da força organizada dos trabalhadores.

O PCP é o único partido revolucionário, marxista-leninista, com uma ideologia critica e transformadora com um funcionamento assente no centralismo democrático, com uma profunda democracia interna e uma orientação e Direcção única.

Camaradas

A identidade do PCP, o seu projecto e os princípios de funcionamento responsabiliza todos os militantes na sua condição de membro do Partido, assim como no compromisso na acção e na prática. O contributo individual e inserido no colectivo de forma organizada é fundamental. A afirmação dos princípios do Partido, da sua unidade e coesão, constituem elemento essencial da força e da capacidade de intervenção do Partido.

A resolução da nossa assembleia aponta medidas concretas para intervenção e reforço do Partido nas empresas e locais de trabalho. Para além do acompanhamento prioritário por parte de cada uma das organizações concelhias, das estruturas intermédias e dos próprios organismos executivos da DORCB, considera-se importante a constituição de mais organismos e células, no sentido de reforçar a organização e consequente acção e intervenção do Partido junto dos trabalhadores.

Do total de inscritos no Partido no Distrito, a maioria é composta de operários industriais (42,4%) e de empregados (27,4%),

Desde o início de 2013 realizaram-se 54 recrutamentos, mais 13 que nos 4 anos anteriores. Este número revela as possibilidades de alargamento do Partido e que importa dar mais expressão nas medidas a tomar.

Existem actualmente 27 organismos do Partido, mais 3 que em 2013, envolvendo 97 militantes.

Este nível de estruturação exige a continuação de medidas de responsabilização de novos quadros pelo acompanhamento das organizações do Partido. É fundamental prosseguir na procura de integração e responsabilização dos novos membros do Partido na vida da organização como um factor determinante para reforçar a capacidade de resposta e intervenção.

Na continuação do trabalho desenvolvido e necessitando de superar limitações e dificuldades detectadas, existem contudo condições que precisam ser acompanhadas de medidas para desenvolver a organização do Partido na base, alargando a capacidade de intervenção e a inserção de camaradas na vida do Partido assim como reforçar o número de organizações de base.

Na ORCB a campanha “Mais organização, mais intervenção, maior influência – Um PCP mais forte” traduziu-se no contacto com centenas de membros do Partido com resultados importantes que importa acompanhar.

É por isso que definimos no plano de reforço do Partido

• Aumentar a capacidade de direcção, elevar a militância, alargar a responsabilização de quadros.
  • Promover o reforço da capacidade de direcção, fazendo o levantamento, responsabilização, acompanhamento, ajuda e formação de quadros; estimular a elevação da militância; dinamizar a realização de assembleias das organizações com prioridade para as organizações de base;
  • Estabelecer como objectivo a intensificação do trabalho de formação política e ideológica,
  • Promover e intensificar o recrutamento de novos militantes, acompanhado da sua integração partidária.
  • Dar mais força à luta de massas e à intervenção política, estruturar a organização e melhorar o seu funcionamento, contribuindo para o rejuvenescimento e dando prioridade ao reforço da organização e intervenção do Partido nas empresas e locais de trabalho.
  • Reforçar a estruturação com a criação, dinamização e estruturação de organizações de base
  • Criação e reforço de células, medidas de direcção e quadros.
  • Promover a organização dos militantes reformados e pensionistas e uma estruturação que contribua para a dinamização do movimento unitário dos reformados, pensionistas e idosos.
  • Reforçar a acção e organização na área da cultura e junto dos intelectuais e quadros técnicos, nas suas diversas expressões.
  • Aprofundar o trabalho junto da juventude e o reforço da JCP.
  • Adoptar medidas de organização e quadros, junto dos micro, pequenos e médios empresários e junto dos pequenos e médios agricultores
  • Estruturar o trabalho junto de outras camadas, sectores sociais e áreas de intervenção específicas, designadamente para o desenvolvimento do trabalho político unitário.
  • Reforçar a acção, organização, acompanhamento e estrutura junto dos eleitos autárquicos e as necessárias medidas de informação junto das populações
  • Reforçar os meios de acção e intervenção do Partido, quanto à imprensa partidária, à informação e à propaganda.
  • No plano da imprensa do Partido, promover o “Avante!” incentivando a sua divulgação e leitura, com a acção regular de distribuição e venda, bem como “O Militante”;
  • Intensificar o trabalho de informação e propaganda de cada organização com uma difusão eficaz do conjunto dos documentos regionais e centrais do Partido e uma maior produção de documentos e tomadas de posição das organizações em torno de problemas concretos do âmbito da sua intervenção.
  • Defender e reforçar a independência financeira do Partido.

Para uma Organização forte é necessário uma ação militante dos membros do Partido A militância tem um papel decisivo na força e intervenção do Partido. É fundamental que para além de tarefas pontuais, a elevação da militância e cada um assuma tarefas regulares.

A actividade do Partido é a actividade de todos os seus membros. A obra do Partido é a obra de todo o colectivo partidário. Todos têm direitos e deveres que importam ser conhecidos e potenciados.

Viva a X AORCB!

Viva o PCP!