X ASSEMBLEIA DE ORGANIZAÇÃO REGIONAL DE CASTELO BRANCO DO PCP
21.MAIO.2016
Com o PCP, luta e confiança por um distrito com futuro!
Camaradas e amigos
A Comissão Concelhia da Covilhã saúda a X Assembleia da Organização Regional de Castelo Branco do PCP.
A preparação desta Assembleia, integrando também a 1ªfase de preparação do XX Congresso do Partido, foi dinamizada e concretizada através de reuniões dos organismos existentes e plenários nas freguesias do Ferro, Paul, Tortosendo, Covilhã, Vila do Carvalho e Cantar Galo com a participação de algumas dezenas de camaradas.
Para além da análise e apreciação da política nacional e local foram abordados temas mais específicos para uma melhor caraterização da realidade hoje vivida no nosso concelho e região.
Aproveitámos também para a discussão do nosso funcionamento e lançámos as bases para o reforço da nossa organização.
Tendo presente os dados finais de 2015: temos no concelho mais de trezentos militantes, dezasseis dos quais cobram quotas, aumentámos a venda do avante só possível com o aumento dos distribuidores, dez camaradas que distribuem e vendem cerca de 40 Avantes semanais, prevendo-se o seu aumento e 9 organismos em funcionamento regular.
Temos militantes com fichas atualizadas na maioria das freguesias e 63% dos militantes pagaram quotas em 2015.
Nos órgãos autárquicos temos 22 eleitos dos quais um vereador e a maioria no executivo e assembleia de freguesia da Boidobra, com uma intervenção colectiva nos diversos órgãos que importa valorizar ao encontro do projecto do Partido para as autarquias na defesa dos interesses das populações e do desenvolvimento das freguesias e concelho.
Nos aniversários do Partido, no Tortosendo e Covilhã, participam em média 150 camaradas e amigos no conjunto.
Boa participação na festa do Avante, salientando-se a excursão organizada no Tortosendo e o trabalho necessário antes, durante e após a Festa que importa continuar a reforçar tendo em conta os 40 anos que este ano se assinalam.
Alcançámos 136% face à meta inicial da campanha para a aquisição da Quinta do Cabo.
Com mais participação e militância é possível ir mais longe na estruturação da organização, no reforço financeiro, na distribuição da imprensa do partido e na dinamização da luta.
A proposta de resolução politica que estamos a apreciar e que iremos votar contém em si os fundamentos necessários para a nossa intervenção no futuro.
É o conhecimento da realidade e das potencialidades que nos habilita a avançar com propostas para a transformação daquela realidade e a abertura de outros caminhos e horizontes, na senda do desenvolvimento, para a nossa região.
Mas, para o êxito das nossas propostas, é necessário um partido mais forte capaz de mobilizar os trabalhadores e as populações para a luta pelos seus direitos, pelo desenvolvimento e bem-estar como esteve presente e sempre solidário na luta contra as portagens, contra o encerramento de escolas do 1º ciclo, na defesa de serviços de saúde no concelho, contra a extinção de freguesias, pelas novas instalações do Tribunal de Trabalho ou junto das lutas dos reformados, dos trabalhadores da administração publica como pelas 35h, contra o roubo dos salários e do sector privado como da Covibus, do sector têxtil na defesa da contratação colectiva ou ainda da GERTAL ou das Minas da Panasqueira.
No Concelho da Covilhã tudo faremos para o reforço do partido desde logo com mais organização e intervenção nas empresas e locais de trabalho como do Grupo Paulo de Oliveira, dos sectores públicos (Hospital, Camara Municipal e UBI), dos professores, da intervenção sobre os problemas concretos como a precariedade nos call center’s, do comércio, do desemprego e da valorização dos salários e da contratação colectiva.
Estruturar as organizações de base local como as freguesias do Ferro, cantar Galo e Vila do Carvalho ou Paul, reforçar a intervenção junto de camadas como os reformados ou as mulheres; reforçar as medidas em curso para o recrutamento, alargamento da venda do Avante, da cobrança de quotas ou das linhas de propaganda do Partido e no trabalho de ligação às massas, da afirmação da intervenção do nosso Partido.
Vamos ao trabalho camaradas
Viva a X Assembleia da Organização Regional de Castelo Branco
Viva o Partido Comunista Português!
Elvira Cardoso membro da Comissão Concelhia da Covilhã