O Posto da GNR de Caria não só não pode encerrar como tem de recuperar o funcionamento total e, para isso, tem de ter, obrigatoriamente, um reforço de meios humanos.
Foi com muita preocupação que a CDU teve conhecimento da resposta do Comando Geral da Guarda Nacional Republicana a mais uma moção aprovada na última reunião ordinária da Assembleia Municipal de Belmonte, sobre o encurtamento do horário de funcionamento do posto da GNR de Caria.
Este é mais um serviço público que corre o risco de encerrar portas num concelho e num distrito que rumam rapidamente para uma situação de despovoamento generalizado e em que se não forem tomadas medidas, passaremos a ter um concelho, um distrito, uma região onde vão imperar o envelhecimento e o empobrecimento.
Ora, ao contrário do que alguns nos querem fazer crer, o envelhecimento, o empobrecimento e o despovoamento do interior do país não têm causas naturais. São consequência de anos e anos de políticas que deliberadamente têm expulsado as populações do interior do país - umas para o litoral, outras para o estrangeiro – que têm levado ao encerramento de serviços públicos essenciais, com a falsa ideia de que não há populações que os justifiquem. Mas o que se passa é exatamente o contrário: as populações são expulsas do interior do país porque não têm condições para lá permanecer. A falta de população não é causa do despovoamento. É consequência. As causas radicam na desindustrialização do país, na falta de apoio à agricultura familiar, na ausência de incentivos à fixação das populações, no encerramento de escolas, de serviços de saúde, de tribunais, de balcões da segurança social, até de freguesias…
E é neste turbilhão de políticas erradas que não podemos calar a indignação pela tentativa de morte de mais um serviço público, no nosso concelho, como é o posto da GNR de Caria. Alguém tem dúvidas de que de encolhimento em encolhimento no horário e no número de operacionais, se chegará ao encerramento final?
A CDU insta a Junta de Freguesia de Caria e os órgãos autárquicos municipais a tudo fazerem para não deixar cair este importante serviço público e apela à população para que se mantenha alerta, que lute pela reversão do retrocesso a que nos querem sujeitar e pela criação de melhores condições de segurança, essenciais para o dia-a-dia, essenciais para a criação de um futuro digno.
A CDU em Belmonte
Belmonte 10 de agosto de 2020