Após a divulgação pelo Governo de que o roubo levado a cabo às populações e empresas com o pagamento de portagens nas SCUT é para continuar, pese embora o prolongamento do regime de isenções por 3 meses, o PCP afirma que esta medida não resolve o problema da competitividade das empresas da região e da degradação do nível de vida das populações servindo apenas para agravar a já frágil situação económica da região e continuar a drenar riqueza para os grandes grupos económicos detentores das concessões.
O PCP entende que os problemas económicos que as portagens trouxeram para a vida das populações não se resolvem dando migalhas como as isenções e descontos. A única medida que na verdade contribui para a melhoria da vida das populações residentes nas regiões atravessadas pelas SCUT é colocar um ponto final a este roubo introduzido pelo governo PS e posto em prática pelo PSD/CDS.
Para que esta injustiça termine o PCP apresentou um Projeto de Resolução na Assembleia da República que visa por termo às portagens nas SCUT.
O PCP vai continuar a defender as vias sem custo para o utilizador, isto é sem portagens, e apela a todos que se unam nesta justa luta pela defesa das SCUT como vias prioritárias para o desenvolvimento económico desta região do Interior.