FESTA DO AVANTE 2007

A 7, 8 e 9 de Setembro, no sempre renovado espaço da Quinta da Atalaia, na Amora, concelho do Seixal, terá lugar a 31ª Edição da Festa do “Avante”.Mais uma vez e conjuntamente, como é habitual, Castelo Branco e Guarda participam neste grande evento político e cultural. Estas Organizações Regionais do PCP todos os anos utilizam o espaço de festa e convívio para evidenciar os problemas da região e apresentar as suas propostas para a Beira Interior. O pavilhão da região, que estará decorado com motivos da luta dos trabalhadores e da luta pelo desenvolvimento regional, terá também um espaço de Exposição Política que abordará os temas: Um Novo Rumo para a Serra da Estrela; o ataque aos serviços públicos e a luta pela sua defesa; a actividade política do Partido nos dois distritos.

Aproveitando esta ocasião ímpar para divulgar e promover a nossa região, a nossa cultura, os nossos produtos, perante milhares de visitantes da festa, Castelo Branco e Guarda apresentam uma bela tábua de queijos da serra e cabreiros, mel de Pinhel e uma panóplia de chouriços, salpicões, paios, morcelas e farinheiras, tudo estribado em vinhos regionais da Covilhã, Fundão, Pinhel, Figueira, Freixo de Numão, Meda, Vila Franca das Naves, Foz Côa, São Paio e Vila Nova de Tazém. No restaurante os visitantes poderão saborear, entre outros pratos, Bacalhau à Assis e Maranhos. A fruta da Cova da Beira estará presente na frutaria. A gastronomia e os produtos da Beira Interior estarão, como sempre, bem representados na Festa do Avante. O Folclore da região contará, este ano, com a presença da Tuna Etnográfica de São Martinho – Seia e do Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão”. O grupo “Tri-venção irá recriar músicas de Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira.

Mais uma vez, a Festa do Avante, na sua 31ª edição, tem para oferecer aos milhares de visitantes que todos os anos usufruem do espaço aprazível da Quinta da Atalaia, três dias de oferta musical múltipla e variada. Logo no primeiro dia, 6ª feira, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa e o Coral Lisboa Cantat interpretarão a Abertura – fantasia “Romeu e Julieta” de Tchaikowsky seguida da “Cantata para o 20º Aniversário da Revolução de Outubro” de Serguei Prokofiev .

Como a oferta é múltipla e variada , o programa deste ano traz-nos a presença, entre outros, dos: “Chicago Blues Harp All Stars”, dos EUA, um tributo aos blues de Chicago por uma banda de “gigantes” da música norte-americana; os “Couple Coffee & Band”, grupo brasileiro, fará uma singular e original abordagem da música de José Afonso; “Toumani Diabaté & Symmetric Orchestra”, do Mali, vencedor, no ano passado, do Grammy para a World Music; “Quarteto Matt Pavolka” , dos EUA, tem vindo a revelar-se um dos grupos mais interessantes e originais na área do novo jazz nova-iorquino;“Levellers”, da Irlanda, com as suas raízes bem assentes no folk punk, têm elevado este género a um nível de excelência. No panorama nacional destaca-se a presença, entre outros, dos “Sons da Fala” com Sérgio Godinho, Vitorino, Janita Salomé, Tito Paris (C.Verde), Luanda Cozetti (Brasil),Juka (S. Tomé e Príncipe), André Cabaço (Moçambique), Guto Pires (Guiné-Bissau), Don Quikkas ( Angola). Também os “ Blasted Mechanism, com António Chaínho e Kumpania Algazarra” estarão presentes. A Brigada Victor Jara e Manuel Freire, prestarão tributo a Adriano Correia de Oliveira. Os “Quatro ao Sul” , dão corpo a um novo grupo de temas populares e tradicionais do Maditerrâneo Europeu. “Cai na Real” é o novo álbum dos “Peste e Sida” que regressam com mais canções de intervenção em formato rock. “InCanto”, de Luísa Amaro, guitarrista  e discípula de Carlos Paredes, estará pronto a encantar. A Noite de Fado será um dos pontos altos que junta novos valores do fado com nomes consagrados. Estes serão apenas alguns dos nomes do panorama musical, nacional e internacional, que estarão presentes no Espaço da Festa do Avante durante três dias, e pelo preço de 18 euros, se a “EP” for comprada desde já, ou 25 euros se for comprada a partir do dia 7 de Setembro.

Mas a oferta da Festa do Avante não fica por aqui. Por isso se diz, justamente, que não há festa como esta e que é uma festa para todos, todos os gostos e todas as pessoas.

Como é tradição o teatro terá, como é habitual, um espaço privilegiado, o Avanteatro. Por este recinto passará o teatro, o teatro para a infância e a dança, mas também a música, com espectáculos intimistas e intensos. O poema “Voa mais largo”, escrito por Luis Miguel Leitão, serve de mote e inspiração para as obras a apresentar na XV Bienal de artes plásticas da Festa do Avante, desafio que se pretende aliciante para criadores e público. “ Ciências sobre Rodas: da Roda ao TGV” será o lema do Espaço da Ciência, situado junto ao lago. No mesmo espaço estarão presentes a Astronomia e a Física. O contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação para um Portugal com futuro é o tema central do espaço das TIC nesta edição da Festa.

O Desporto, presença constante desde as primeiras edições da Festa, lá estará mais uma vez Os objectivos são, para além do estímulo à prática desportiva, divulgar a Festa e proporcionar o convívio entre atletas. O programa deste ano inclui: torneios de Chinquilho, Xadrez, Damas, Mah-jong, Setas, Artes Marciais, Ginástica, Futsal, Voleibol, Patinagem, Danças de Salão, Minibasquete e Andebol. E a já tradicional corrida da Festa, a realizar no domingo, dia 9. Destaque ainda para o desporto adaptado, com a realização de um debate no Pavilhão Central, com a presença de dirigentes da Associação Portuguesa de Deficientes.

O Espaço internacional, instalado à sombra dos pinheiros da Quinta da Atalaia, será este ano, uma vez mais, um dos pontos mais concorridos da Festa. Neste espaço, caracterizado pela solidariedade internacionalista, a camaradagem e o convívio, não faltarão os sabores gastronómicos e o artesanato de todo o mundo. Para além dos restaurantes e bares, os visitantes da Festa poderão contactar e receber informação nas dezenas de stands de diversos partidos comunistas e progressistas dos vários cantos do mundo que estarão presentes. Presença inconfundível continua a ser o Pavilhão Central. É a verdadeira sala de visitas da Festa. São duas as exposições que marcam a 31ª edição da FA. O 90 Aniversário da Revolução de Outubro, evocado como o acontecimento maior da história da humanidade, a primeira revolução socialista, será o tema da primeira. “Portugal com o Futuro”, assim é designada a 2ª exposição, com a qual o PCP convida os visitantes a reflectir sobre a ideia de que este país tem futuro.

No domingo, pelas 18 horas, no Palco 25 de Abril, realiza-se o comício da Festa, com a presença de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, José Casanova, membro da Comissão Política e director do “Avante!” e Tiago Vieira, da direcção da Juventude Comunista Portuguesa.