Pág. 1 de 2

O Governo irá concretizar a privatização destes equipamentos, essenciais para a infância e apoio às famílias, sobretudo as famílias mais frágeis, através da realização de concursos públicos de comodato e gestão. Pretendem que os concursos estejam concluídos até ao final do mês de Julho. É objetivo do Governo iniciar o novo ano letivo 2012/2013, já com as creches e infantários a funcionar neste modelo.
Consta que a nível nacional estarão colocados em causa os postos de trabalho de mais de mil trabalhadores e que já receberam orientações para se apresentarem nos respetivos centros distritais no dia 1 de Setembro. Vigora a incerteza quanto ao futuro destes trabalhadores, com uma elevada experiência profissional. Muito provavelmente a solução do Governo será integrá-los na mobilidade especial, que constitui um verdadeiro despedimento coletivo encapotado.
Para além da situação dos trabalhadores, esta situação traz dificuldades acrescidas para as famílias organizarem o próximo ano letivo. Não se sabe como será a gestão do equipamento, nem se manterão um funcionamento na perspetiva social, garantindo o apoio às famílias com mais dificuldades económicas.