A CDU entregou a sua lista por Castelo Branco às eleições legislativas de 2019. Os candidatos da CDU são homens e mulheres ligados à vida e à luta dos trabalhadores e das populações pelo desenvolvimento do distrito. Da lista fazem parte militantes do PCP, do PEV e um Independente, com uma média etária de 46,6 anos e com a participação de 62,5% de Mulheres. Uma lista com gente trabalhadora, ligada à luta pela valorização de quem trabalha (5 dos 8 candidatos são ou foram dirigentes, delegados ou activistas sindicais).
A lista contém dirigentes de movimentos de massas de defesa da água pública, de defesa dos direitos dos reformados e pensionistas e do Movimento Associativo Popular, mas também com intervenção ligada à luta das populações por serviços públicos, por acessibilidades, por acesso à criação e fruição culturais. Vários dos candidatos têm experiência de intervenção autárquica em 6 dos 11 concelhos do distrito.
A lista da CDU reflecte assim a insubstituível intervenção e luta das forças que compõem a coligação no distrito de Castelo Branco. As eleições de 6 de Outubro são para eleger deputados, o distrito precisa de deputados que defendam avanços e conquistas, deputados que honrem a palavra dada, deputados com conhecimento do distrito comprometidos com a luta por um país e por um distrito com futuro.
1. Ana Leitão
52 anos. Professora. Lecciona no 2.º ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas do Fundão. Foi Membro da Assembleia Municipal de Castelo Branco. Foi 1.ª candidata das listas da CDU à Câmara Municipal de Castelo Branco nas eleições autárquicas de 2017. Dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro. Membro da Comissão Concelhia do PCP de Castelo Branco.
2. Jorge Fael
49 anos. Sociólogo, desempenha funções no STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Ad. Local e Regional. Foi Presidente da AAUBI. Eleito na Assembleia de Freguesia da União Freguesias Covilhã e Canhoso. Presidente da Associação Água Pública. Membro da Concelhia da Covilhã e da Direcção Regional de Castelo Branco do PCP
3. Margarida Gavinhos Pacheco
19 anos. Estudante, natural do Fundão. Vive em Alpedrinha. Estudou na Academia de Música e Dança do Fundão desde os 5 anos, ingressando depois no curso secundário de música na Escola Secundária do Fundão. Desde 2018 que prossegue os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa em piano, variante de execução.
4. Ema Gomes
26 anos. Estudante universitária, natural do concelho da Sertã, Bombeira voluntária em Cernache do Bonjardim, membro do Conselho Nacional do PEV e da direcção da Ecolojovem Os Verdes.
5. Gabriel Carrola
70 anos. Reformado, Presidente da União de Reformados, Pensionistas e Idosos do Tortosendo. Foi Auxiliar de Acção Médica e Operário Têxtil. Foi Dirigente Sindical do Sindicato da Função Pública e Delegado Sindical do Sindicato Têxtil da Beira Baixa. Foi Presidente da Assembleia Geral do Unidos Futebol Clube, Foi Membro do Conselho Fiscal da Liga dos Amigos do Tortosendo. foi Membro do Conselho Fiscal do Sport Tortosendo e Benfica. Foi eleito na Assembleia de Freguesia do Tortosendo durante vários mandatos. Membro do PCP.
6. Mafalda Bento
32 Anos. Distribuidora personalizada na empresa Such no Hospital Distrital Amato Lusitano. Natural do Fundão. Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Hotelaria do Centro. Membro da DORCB do PCP e da Comissão Concelhia de Castelo Branco do PCP.
7. José Alberto Pires Gonçalves
57 anos, coordenador operacional na Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, delegado sindical e membro da Comissão do Igualdade entre Homens e Mulheres da USCB, mediador de seguros e foi ainda tesoureiro e presidente da Junta de Freguesia de Maçainhas. Eleito da CDU na Assembleia Municipal de Belmonte. É Independente
8. Lurdes Boavida
68 anos. Aposentada. Eleita na Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova. Residente em Salvaterra do Extremo no concelho de Idanha-a-Nova. Membro da Comissão Concelhia de Idanha-a-Nova do PCP.
Mandatário Distrital da CDU - Castelo Branco
Diamantino Bento Gonçalves é natural de Janeiro de Cima e residente no Fundão.
Particularmente conhecedor da região e com uma estreita ligação às suas gentes, é através da fotografia que expressa o seu sentimento de pertença às nossas terras, tendo trabalhos com vários prémios, publicados em edições literárias e publicitárias.
É colaborador do Jornal do Fundão com a rubrica Grande Angular. Foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal pela Câmara Municipal do Fundão. É membro do PCP