A DORCB do PCP vai organizar o debate “Conservação da Natureza – Meios, proximidade, promoção do Equilíbrio Ambiental” que vai realizar no próximo dia 3 de Junho, sexta-feira, pelas 17h30, na Casa do Arco do Bispo em Castelo Branco.
O objectivo desta iniciativa é aprofundar o conhecimento sobre as estruturas ligadas à conservação da Natureza, assim como o conhecimento dos problemas na área ambiental, mas também de dar a conhecer as reflexões e propostas do PCP na área da Conservação da Natureza.
A fruição da Natureza constitui, na perspetiva do PCP, um direito das populações. De certa forma é essa a orientação que preside à concepção constitucional que se encontra logo no artigo 9.º, “Tarefas fundamentais do Estado”. A desfiguração do Estado a que vimos assistindo, levada a cabo pelos sucessivos governos, tem afastado o Estado do cumprimento da sua tarefa fundamental de defender a natureza e o ambiente, preservar os recursos naturais e assegurar um correcto ordenamento do território. Fragilizar estruturas públicas de controlo, monitorização e gestão ambiental e de recursos naturais abre as portas à sua degradação e exploração ao sabor dos lucros privados.
Na iniciativa participarão Ana Valente, Bióloga, Membro do Grupo de Trabalho para as questões do Ambiente do PCP, e Vladimiro Vale, Membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.