Intervenção da CDU na A.Municipal de Idanha-A-Nova

Índice do artigo

cdu_logoSobre o aumento do tarifário da água

Há cerca de um ano atrás os residentes deste concelho foram confrontados com um aumento significativo dos tarifários da água, saneamento e resíduos sólidos.

Como se tal não bastasse para penalizar os cidadãos do nosso concelho, na sua maioria com profundas debilidades económicas e sociais, aí está mais um aumento aprovado pela Câmara Municipal que, pelo valor envolvido, não teremos qualquer pejo em classificar de escandaloso. Estamos a falar de uma aumento do tarifário da água, aos consumidores domésticos, a rondar os 50%. A partir do próximo mês de Junho, os habitantes do concelho de Idanha vão sentir uma forte degradação dos seus parcos rendimentos quando forem confrontados com a factura da água, saneamento e resíduos sólidos.

Bem podem os responsáveis pela autarquia reconhecer, em público e em privado, do erro político e estratégico que foi a adesão do município às Águas do Centro. Contudo, nunca é demais recordar que a única força política que então votou contra tal adesão foi a CDU, fundamentando a sua posição num conjunto de princípios e questões práticas que, como alertámos e o tempo o vem confirmando, conduziriam à penalização da população do nosso concelho e da autarquia.

Para termos uma dimensão racional desta situação, não podemos deixar de enquadrar este aumento das tarifas de água, saneamento e resíduos sólidos no contexto global da política de direita que tem sido o desnorte de Portugal nas últimas três décadas. A própria pressão do Poder Central sobre os municípios, há mais de 15 anos, para abdicarem das suas competências neste sector e entregarem as suas infraestruturas e mercado às instituições empresariais ligadas às Águas de Portugal, foi o primeiro passo concertado dessa política de direita que teve novos desenvolvimentos ao longo destes anos.