
Assembleia Municipal da Covilhã
A redução de 50% nas portagens nas ex SCUT é uma importante vitória das populações que lutam contra esta injustiça para a região. A luta tem que continuar!
O PCP teve um papel fundamental neste avanço no OE 2021. No entanto o Secretariado da DORCB do PCP não pode deixar de sublinhar que teria sido possível avançar com a eliminação das portagens no OE 2021, não fosse o papel negativo desempenhado por PS e PSD que votaram contra a proposta do PCP. Acresce que o PSD votou contra o próprio Orçamento do Estado que, por estar em vigor, agora permite esta mesma redução. O Secretariado da DORCB do PCP sublinha ainda que foi a luta das populações que permitiu ultrapassar os entraves que o governo PS tentou colocar à implementação da redução das portagens.
O avanço da redução das portagens não apaga todos os danos e custos causados à região e às populações ao longo destes anos. As populações não esquecem o papel negativo de PS, PSD e CDS na recusa sucessiva, ao longo dos anos, das propostas do PCP para a eliminação das portagens, muitas vezes com posições contraditórias na Assembleia da República e na região.
O Secretariado da DORCB do PCP apela à continuação da luta contra as injustiças introduzidas com as portagens que limitam o desenvolvimento da região, pela abolição das portagens nas Ex SCUT e pela reversão das ruinosas Parcerias Público-Privadas.
O Secretariado da DORCB do PCP reafirma que é absolutamente central que o Governo dê concretização às medidas que estão inscritas no Orçamento do Estado e às medidas de apoio social e económico que são necessárias para garantir que os problemas não se agudizem e para garantir que se criem condições para a retoma da actividade económica, da qual não podemos desligar a questão das portagens nas ex SCUT.
O Secretariado da DORCB do PCP
Após 12 anos de interregno a ligação da Linha da Beira Baixa com a Linha da Beira Alta foi finalmente restabelecida. É um importante acontecimento que vem ao encontro das pretensões e da luta da população da região e do país.
Para o PCP, o transporte ferroviário é fundamental para um verdadeiro sistema de mobilidade, quer pelas suas características estruturantes para o sistema, quer pelo lugar estratégico que ocupa na vida económica da região e do país, assegurando a circulação de mercadorias e bens e a mobilidade das populações, com benefícios para o ambiente e para um desenvolvimento sustentável.
O PCP defende que o comboio a curto prazo deve constituir-se como o principal meio de transporte no eixo Guarda-Castelo Branco, com ligações adequadas e garantidas tanto aos centros urbanos como às periferias regionais.
O PCP defende a redução do preço das tarifas e a criação de um passe social intermodal de forma a reduzir custos para os utentes, tornar mais acessível potenciando a utilização deste transporte beneficiado diretamente as famílias e as empresas.
Os horários devem adequados às necessidades de quem trabalha e estuda e devem garantir a ligação com outras redes regionais nacionais e internacionais.
As ligações ao litoral e ao estrangeiro devem ser adequadas às regionais. Seria muito interessante que se conseguisse estabelecer, ainda que sem carácter diário, a ligação a Salamanca, local para onde alguns dos nossos residentes se deslocam para trabalhar, estudar, passear e até para estabelecer relações comerciais.
É ainda fundamental, no sentido de responder à necessidade de composições modernas e cómodas, aumentar a capacidade nacional de produção de material circulante, tal como proposto no projecto do PCP para o Desenvolvimento do Aparelho Produtivo Nacional – Incorporação Nacional na produção de Material Circulante Ferroviário.